Livros
5 Livros de Maquiagem que valem a pena
Beleza
Na Quitanda - Quem Disse Berenice?
110

Batom e Chumbo: Mitos X Verdades

batons que não contém chumbo (1)

Vira e mexe esse assunto vem a tona. O batom da marca tal tem chumbo e não devemos usar porque causa câncer, faz você ficar com anemia, o chumbo vai corroer seu cérebro, você vai ficar burra e morrer.

Quem nunca recebeu um email ou foi marcado em um compartilhamento de fotos assim?

Esse tipo de assunto nunca morre né?! Sabe porque? Vem descobrir comigo o que é verdade e o que é mentira por traz dessa afirmação.

  • Batom tem chumbo mesmo. E outras substâncias também.

Porque batons contém chumbo e outros metais mesmo. Algumas cores só são obtidas por meio de certos metais, e por isso estão presentes na formulação. O problema não é o chumbo estar presente no batom, é as pessoas acharem que não existe um nível em que isso não seja toxico ou danoso para a saúde.

O alumínio é acrescentado aos batons como estabilizador, afirmou Linda Loretz, toxicologista-chefe do Conselho de Produtos de Cuidado Pessoal: “Ele ajuda a impedir que as cores escorram”. O óxido de titânio é utilizado como agente branqueador, que ajuda a transformar o vermelho em rosa. Ambos os usos são aprovados pela FDA.

Por exemplo, fabricantes frequentemente utilizam flocos microscópicos de mica, uma formação mineral natural, para dar mais brilho ao gloss. A mica frequentemente contém metais como chumbo, manganésio, cromo e alumínio. E isso é utilizado não só em batons, mas em cosméticos no geral.

Safe Cosmetics publicou uma pesquisa mostrando quais marcas contém chumbo e falou sobre as quantidades em cada uma delas. É importante notar que eles testaram determinadas cores de cada marca, mas a quantidade varia de acordo com as cores.

batons que contém chumbo

A quantidade que o FDA (que é tipo a Anvisa Norte Americana) recomenda e aprova de chumbo por alimento é 0,1 ppm. Algumas cores usam um pouco mais do que isso, e vocês podem notar pela pesquisa que são geralmente cores muito vermelhas ou vinho, com pigmentação muito forte.

Na análise publicada pela FDA em 2011, a maior presença de chumbo foi registrada no batom rosa floral escuro, e a menor, no protetor labial neutro. Um estudo europeu revelou que o batom marrom costumava apresentar as maiores concentrações de chumbo, ao passo que pesquisadores da Arábia Saudita demonstraram que as cores mais escuras tinham em média 8,9 ppm de chumbo, comparados com 0,37 nos batons de cores claras.

A FDA alega que como os batons são de uso tópico, ou seja, sobre a pele, o risco não pode ser comparado com o de ingerir alimentos com esses metais. Por outro lado, se pararmos para pensar, a gente acaba ingerindo batom por comer ou passar a língua nos lábios, então estamos sim ingerindo parte do produto. Mas mesmo assim, essa quantidade de 0.65 não é tóxica a saúde. Até seria, se você comesse um caminhão inteiro de batom todos os dias.

batons que não contém chumbo (2)

  • Nada que seja tóxico passa em testes e recebe autorização para ser comercializado

PS.: Desde que você siga as instruções de uso corretamente, afinal até produtos de limpeza e remédios fazem mal se usados de forma errada. 

Para um cosmético estar no mercado, ele passa por uma quantidade enorme de testes. Antes de receber a aprovação para ser comercializado ele precisa estar dentro das regras de diversas instituições e nenhuma delas aprovaria algo que seja tóxico a saúde.

Os especialistas dizem:

“Qualquer batom pode ter metais pesados, até porque algumas cores são fornecidas por alguns metais. Mas, em todos eles, a concentração é ínfima e não chega a fazer efeito. Precisa de um caminhão de batom para haver problema. Para que qualquer cosmético seja liberado para comercialização, é necessário passar pela Câmara Técnica da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). O veneno está na dose. A água pode matar uma pessoa se ela beber 15 litros, por exemplo. Pode ter metal pesado, mas a quantidade é inócua. E é importante que a pessoa não vá comprar qualquer batom, mas que observe a fiscalização e o selo da Anvisa com a liberação.” Gilvan Alves, dermatologista e presidente do Congresso Brasileiro de Dermatologia 2013

“Os metais estão em toda parte. E essa é uma porção muito pequena, pequena demais para representar um perigo para a saúde”. Linda Loretz, toxicologista-chefe do Conselho de Produtos de Cuidado Pessoal.

Ao contrário do que a gente lê por aí, não existem provas concretas de que a ingestão do chumbo possa causar câncer ou cancro, mas a International Agency for Recearch on Cancer classifica o chumbo como possível cancerogênico para humanos (fonte).

batons que não contém chumbo (3)

  • Não se pode acreditar em tudo que você lê na internet

Na internet, tudo que choca e assusta faz muito sucesso. Sensacionalismo vende. Então é claro que as estórias de cosméticos tóxicos sempre superarão as que declaram que eles são seguros.

E muitas informações como o teste da aliança de ouro em cima de um risco de batom, são falsas. Assim também como a de “quanto mais o batom fixa na boca, mais chumbo ele tem”.

Eu acho meio engraçado que quando surge um boato desse na internet, as pessoas preferem acreditar e propagar do que pesquisar e descobrir se isso é mesmo verdade ou não. E a gente já tem na nossa mente aquela coisa de que chumbo é ruim e ponto final, porque isso é muito mais fácil de entender do que certas quantidades de chumbo são ruins e outras são seguras.

E além dos boatos sensacionalistas, vocês sabiam que algumas empresas que acabaram de lançar um batom sem chumbo também podem criar boatos para promover seus produtos? As vezes você tá aí fazendo propaganda de graça e nem se tocou sobre isso.

Mas no meio disso tudo há uma verdade: A maioria das marcas de batom têm chumbo em suas composições, e outros metais também. O ideal é que isso seja removido das fórmulas, porque a ingestão de certos metais é cumulativa. E mesmo que os níveis de metais presentes nas fórmulas, cientificamente falando, não sejam tóxicos ao corpo humano, não custa se cuidar.

É claro que com o tempo, novas pesquisas surgirão e poderemos ter acesso a batons sem chumbos e outros metais. Enquanto isso, se você considera os batons com chumbo e outros metais (quase todos) perigosos, evite retocar mais de 3 vezes ao dia, retire o batom antes de comer e não deixe cosméticos ao alcance de crianças.

E se você prefere usar batons que não contém chumbo, não confie em testes como aliança no batom, porque esses não funcionam, afinal, mesmo se você passar um pedaço de ouro sobre uma barra de chumbo (ou o contrário), nem o chumbo nem o ouro mudam de cor. Confie apenas em testes de laboratórios renomados.

PS: Não vou aceitar comentários aqui dizendo que a marca X ou Y tem chumbo, ou qualquer outro metal, a não ser que seja comprovado por alguma pesquisa confiável. Afinal estamos falando aqui exatamente de não propagar boatos, mas ter certeza das informações e aprender a usar a internet para pesquisar.

Livros
5 Livros de Maquiagem que valem a pena
Beleza
Na Quitanda - Quem Disse Berenice?
110 Comentários em
Batom e Chumbo: Mitos X Verdades
  1. Jackieline Veras03/09/2013 às 16:01

    Karen, caramba! Tu acertou em cheio um negócio que eu queria falar (inclusive já me marcaram várias vezes na tal da pesquisa da médica fulana de tal PQP). Toda vez que me marcavam nessa bendita “pesquisa” eu ficava com uma vontade imeeeensa de responder “ô cacete! vá pesquisar mais um pouco o que você lê por aqui”. Pior a porcaria da foto é a boca de uma mulher cheia de herpes eu acho.. hahah

    Então.. sou Química de formação e se teve uma coisa que eu aprendi nessa vida é que toda informação a respeito do composto X ou Y é que ele PRECISA ter embasamento científico. Ou seja, CADÊ a publicação em períodico renomado? por meio da publicação a comunidade acadêmica é comunicada a respeito dos compostos que realmente fazem mal nas formulações por meio de testes realizados em pesquisas CIENTÍFICAS! Isso já foi provado ser balela e é TÃO chato as pessoas vincularem esse tipo de informação que não é verdadeira.

    É que nem aquela história dos parabenos: “ouve-se” falar que causam câncer, estão presentes em alguns cosméticos mas REAL comprovação NINGUÉM TEM! Pior, pessoas deixando de consumir uma marca tal porque um boato surgiu que aquele composto faz mal, que causa câncer etc etc.

    Assim como a fofoca, os boatos PODEM destruir uma marca/carreira conceituados no mercado. Eu fico chocada porque em tempos de internet a 0,50 centavos ainda tem gente que acredita que o Jô Soares tem perfil no Facebook ¬¬

    Desculpa o desabafo mas eu acho isso tão grave quanto no dia a dia na vida da gente. Já pensou se toda fofoca fosse verdade?

    Complicado.

    • Kah05/09/2013 às 14:56

      Concordo com você amore, o pior é pagar o pato sem ter culpa.. =//

  2. Lory Fernandes03/09/2013 às 16:23

    Eu tenho medo das réplicas, tipo, tem sites da china que vem por exemplo, réplicas da MAC, penso que elas contém mais chumbo que o normal por não serem de muita qualidade como o produto real, mas como não sei, fico na dúvida.

    • Kah05/09/2013 às 14:54

      Acredito que isso seja possível mesmo.. =/

  3. Franci Pacheco03/09/2013 às 16:27

    Sério, sempre ouvi essa história de que quanto mais fixa, mais chumbo tem! Gente, por favor né! Adorei o post Káh, super completo!

  4. Wenia Saldanha03/09/2013 às 16:54

    Post super elucidativo!
    Adorei,sempre ouvia varias coisas sobre isso e agora posso contestar!hahaha
    Beijos

  5. Grazi03/09/2013 às 17:25

    Concordo com teu texto em uma série de aspectos, mas na afirmação “Nada que seja tóxico passa em testes e recebe autorização para ser comercializado” eu não acredito.
    Como comentaste, muitos produtos passam a ser problema depois de uma determinada dosagem, por isso não se recomenda comer batom. Porém, muitas substâncias com aplicação legalizada aqui no Brasil já foram proibidos na União Europeia. É comum achar que se não está proibido, não faz mal, mas faz sim! Por exemplo, leia a Ficha de Informações de Segurança sobre Produtos Químicos (FISPQ) da acetona, MEK e outros solventes empregados em esmaltes e removedores… É assustadora! E quem garante que eu ultrapasso ou não os limites de exposição estabelecidos ao pintar minhas unhas uma vez por semana? Ninguém, pois não é monitorado!
    Posso estar parecendo meio paranóica, mas recomendo que busquem mais informações sobre os produtos químicos que passam na pele, cabelos e unhas. Há muitos estudos em órgãos internacionais. Como a ideia do post é não “criar boatos”, acredito que a melhor ideia seja vocês irem atrás do que julgam ser importante.
    Um abraço

    • Kah03/09/2013 às 18:48

      Com certeza grazi vc tem razão sim, mas se vc pensar assim até remédios em superdosagem fazem mal né.
      Acho que eu devia ter sido mais específica! Vou alterar essa frase obrigaada

  6. Carolina Moraes03/09/2013 às 17:26

    Adorei o post Kahh! Vc vai na beauty fair? Beijos

  7. Tatiane Nascimento03/09/2013 às 18:46

    Super adorei o post,bem informativo…beijo

  8. Bruna Tavares03/09/2013 às 18:50

    Nossa, que lindo! Vou mandar esse post pra todas as leitoras que vierem me falar que tô usando batom de chumbo ou que me perguntarem sobre. Sempre faço isso com aquele seu post da base/foto com cara fantasma kkk, vira e mexe alguém me pergunta sobre!
    bjsss Kah <3

  9. Lalya Freitas03/09/2013 às 19:06

    Adorei o post! Kah, os pinceis da real techniques são realmente bons? Vale a pena compra-los ou é melhor juntar um pouco mais de grana e comprar os da sigma?

  10. Waleska03/09/2013 às 21:03

    Kah, meus parabéns pelo post. Eu sempre tive essa opinião mesmo não pesquisando muito sobre o assunto. Nos dias de hoje, tudo possui química TUDO. Não tem como fugir totalmente disso, eu acho meio hipocrisia certos tipos de comentário como ” não uso batom com chumbo” mas uso hidrante com parabeno (para quem não sabe o parabeno é um conservante sintético, que conserva o produto e inibe a propagação de micro-organismos dentro da fórmula. Se tornou muito utilizado pela indústria pois tem um custo baixíssimo e se mostra eficiente.) O auê dele é parecido com o do chumbo mas em resumo acaba no que você disse mesmo. Beijos :)

  11. Cata03/09/2013 às 21:49

    Kah, adorei o post super completo! Compartilhando em 3..2..1 rs

    bjs

  12. Jan Pereira04/09/2013 às 07:16

    Já tinha feito um post similar a bastante tempo atrás.
    Só pra complementar seu post, aquele teste do batom no ouro pra comprovação de chumbo, nada mais é do que uma ESFOLIAÇÃO e uma limpeza da peça de ouro.

    Ou seja, se a pessoa fizer o teste e acreditar que é chumbo…além de ingênua é porquinha! Vai limpar esse ouro, filha! hehhehe

  13. Letícia Veloso04/09/2013 às 10:34

    Adorei o post super completo , me ajudou bastante e sei que vai ajudar outras pessoas também. E outra : Pobre com câncer de boca por causa de batom ? Ver pra crer ! hehe !
    Beijos

  14. Carolina04/09/2013 às 10:46

    Adorei o post! Bem esclarecedor! Mas o q eu penso é q a gente faz tanta coisa no nosso dia a dia q é prejudicial (tipo fumar, beber, comer porcaria, levar vida sendentária), q um batonzinho a mais ou a menos nao pioraria mto a situaçao hahaha
    Amo maquiagem e, na minha opiniao seu blog é o MELHOR! Sempre superinteressante! Parabéns! Beijos

    • Kah05/09/2013 às 15:04

      Muito Obrigadaaaaaa <3333

  15. Laís Pereira04/09/2013 às 12:06

    é por isso e muitos outros assuntos que amo o seu Blog, tu sabe dizer a sua opinião com pesquisas confiáveis. Sou estudante de química e estudos assuntos relacionados a metais e onde encontramos no nosso dia a dia e a quantidade que pode nos afetar, se confiarmos em tudo o que vemos que tem metais, sério, vamos parar de consumir quase tudo!! Tudo nessa vida tem produto químico. O problema é a determinada concentração de tal elemento para danos em humanos.Tudo em excesso faz mal, até os remédios que ajudam no combate à doenças, em altas concentrações podem matar. Bom é isso.
    Beijos. Te adoro.

  16. Eduarda Rivero04/09/2013 às 12:13

    Muito bom Kah! Por isso eu gosto do seu blog. Tem muito mais que só make e roupas. Conteúdo de altíssima importância. Parabéns!

    • Kah05/09/2013 às 15:13

      Muito Obrigada sua linda!! <333

  17. Brenda04/09/2013 às 12:32

    Adorei o post,essa eu não sabia,por isso que adoro seu blog,sempre aprendo as coisas.

  18. francimeyre04/09/2013 às 12:38

    Kah,será que essa pesquisa de que esse site fala é suficientemente confiável?

    http://biodireitomedicina.wordpress.com/tag/nars/

    • Kah17/09/2013 às 11:38

      Fran cada pessoa ve de um jeito igual esse site faz de um jeito mais sensacionalista
      o negocio é que muitos batons tem chumbo mas não a níveis prejudiciais :)

  19. Mariana Dantas04/09/2013 às 12:53

    Adorei o post ótimo pra tirar as dúvidas, realmente as pessoas preferem acreditar em compartilhamento do que pesquisar.
    Acho que hoje em dia quase tudo contém metal, mas que não tem risco a saúde.

  20. Lore04/09/2013 às 13:19

    Adorei o post Kah, está ótimo *-*
    Essa semana mesmo eu vi compartilhamento desse negócio de passar aliança kkkk.

  21. Jaqueline Seixas04/09/2013 às 13:25

    Nunca tinha ouvido o boato da duração ser relacionada ao chumbo, mas já vi sobre a aliança de ouro e sempre achei estranho por isso nunca fiz o teste rsrs
    Concordo que muitas pessoas acreditam de cara nesses boatos ao invés de pesquisar, afinal é mais fácil e mais rápido … enfim… A-M-E-I esse post

  22. Tata Oshiro04/09/2013 às 13:35

    Já li muita coisa por aí sem fundamento…este post está incrível como é de se esperar deste blog e já compartilhei no meu face! Parabéns pelo seu incrível trabalho! Beijo!

  23. Ana Cardoso04/09/2013 às 13:48

    Kah, corrige “estória”. Beijos. Adoro seus posts.

  24. Nyle Ferrari04/09/2013 às 13:57

    Kah, nunca foi estabelecido um valor unânime de segurança pra ingestão de chumbo. Ele é um metal pesado, acumula no corpo, é tóxico, não existe um valor “seguro”. O certo é não ingerir absolutamente nenhuma quantidade. É igual a polêmica da gordura trans: estabelece-se que é “seguro” ingerir até 0,1g dessa gordura ao dia. Mas a gordura trans é extremamente maléfica, não traz absolutamente nenhum benefício, pelo contrário. O que se vê é uma convenção tipo “ah, o certo é não consumir. mas já que você tá comprando nossos produtos, vamos estabelecer uma dosagem segura de algo que prejudica a sua saúde. a gente ganha com isso”

    A Campanha por Cosméticos Seguros ressalta que, de acordo com a revista Glamour de Junho de 2002, as mulheres podem ingerir cerca de 1,8 quilos de batom durante a vida (ao passar a língua nos lábios, comer e beber usando batom, etc). Ou seja, é praticamente impossível ficar nos “valores seguros” de chumbo ingerindo essa quantidade ao longo da vida.

    Eu fiz uma postagem no meu blog abordando esse mesmo assunto, com pontos de vista diferente dos seus. Se você tiver interesse a paciência, dá uma lida, pode ser que te esclareça algumas coisas.

    Lá eu também indico algumas marcas seguras.

    Beijos!

    http://lookaholic.wordpress.com/2012/11/19/chumbo-nos-batons-o-que-e-mito-e-o-que-e-verdade/

    • Kah04/09/2013 às 14:02

      Obrigada pelas informações! ;)

  25. renata04/09/2013 às 14:14

    olá, eu tenho ainda muito receio em relação a presença de chumbo no batom, pois ele não é eliminado do organismo e sim cumulativo. Então, fico com a dúvida se o resíduo que ingerimos do batom poderá contribuir para o surgimento de uma doença no futuro. nesse link http://www.abc.med.br/p/351404/intoxicacao+por+chumbo+ou+saturnismo+o+que+vem+a+ser+isso.htm fala rapidamente da intoxicação por chumbo e o que mais me chamou atenção é que ele pode atravessar a placenta, em casos de mulheres grávidas. acho que seu post é relevante para ficarmos atentas e acompanharmos as pesquisas sobre o assunto. abs.

    • Kah05/09/2013 às 15:10

      Obrigada pela informação! ^^

  26. Cíntia mauda04/09/2013 às 14:20

    Adorei!!!!

  27. Geide04/09/2013 às 14:41

    Muito esclarecedor o post parabéns e obrigada…Bjs Kah

  28. Tathi Inoue04/09/2013 às 15:15

    Estava mesmo em busca de um post assim para esclarecer não somente as minhas dúvidas mas de algumas pessoas que vira e mexe manda posts e compartilhamentos de que batom faz mal e bla bla bla… essas coisas para nós que trabalhamos com maquiagem sempre bom esclarecer … Obrigada pelo post me foi mt útil… Adoro seus vídeos…bjinhus

    • Kah05/09/2013 às 15:09

      Obrigada amore!! Beijokas :)

  29. Larissa Abritta04/09/2013 às 15:47

    Adorei o post Kah!! Muito esclarecedor e agora tomara que o povo pare de falar besteiras, né?!!
    bjokasss

  30. Gisele04/09/2013 às 15:52

    Post de utilidade pública.
    As duas piores coisas que inventaram no mundo foi o “encaminhar” e o “compartilhar”. Se formos acreditar em tudo o que se propaga na internet, estamos perdidos!
    Ok, gente, seria bom se os cosméticos não tivessem chumbo. Também seria bom se o ar que respiramos não fosse poluído, se a nossa água fosse natural e super limpinha, se as pessoas fossem sinceras e tivessem muito amor no coração… né?
    Bjs!

  31. Juliane04/09/2013 às 16:12

    Vlw Kah, essa da aliança é d+ kkkkkkkk já fiz isso e todos mudaram de cor. O negócio é ter moderação em tudo na vida. bjs

  32. Flávia Freitas04/09/2013 às 16:16

    Eu faço química e posso te dizer que metais pesados simplesmente não saem do organismo, são acumulativos. Entretanto, uma vez que a vida humana não é tão longa, PROVAVELMENTE o acumulo de metais pesados no organismo proveniente do uso diário de batom não deve chegar a um nível extremamente alto ao ponto de trazer um malefício significativo. Mas não se engane quanto a essa frase “só se você comesse um caminhão de batom”, porque você não sabe quanto de batom já ingeriu durante a vida e, cada ppm de metal pesado que você ingerir, ficará o resto da vida no seu organismo, apenas acumulando.
    Um exemplo de coisa que faz mal, mas não chega a afetar o ser humano pelo período curto de vida que temos, são ondas de celular. Celulares com antena embutida (iphones e praticamente todos os outros hoje em dia) fazem as ondas penetrarem o cérebro. Isso num prazo x de anos pode trazer muito problemas, porém esse prazo “x” é maior do que uma vida humana.

    • Kah05/09/2013 às 15:15

      Obrigada por compartilhar! ^^

  33. Li04/09/2013 às 16:29

    Não me leve a mal, mas eu fiquei com preguiça de ler hueuhue

  34. Natália Gerhard04/09/2013 às 16:49

    Kah, realmente estava faltando um post assim! ;)

  35. Savana04/09/2013 às 18:12

    Adorei o post.parabéns flor!

  36. Ani04/09/2013 às 18:32

    Adorei o post muito bom mesmo Parabéns!!!

    • Kah05/09/2013 às 15:21

      Obrigada sua linda!! =DDDD

  37. amanda04/09/2013 às 19:51

    Obrigada KAH por essas informações!
    é super importante!

  38. Maria :moraes04/09/2013 às 20:48

    gostei demais!!!

  39. Samantha Hoppe05/09/2013 às 01:26

    Obrigada pelo post! Trabalhava com Comércio Exterior, e sei o quanto os órgãos responsáveis são exigentes! Muitos acham que não, mas os certificados exigidos dos produtos são muitos e detalhados.

  40. Lorrainy05/09/2013 às 13:55

    Nossa adorei o post,essa semana mesmo teve esse assunto na minha faculdade e como nao sabia nada, nem entrei para o debate, agora já estou por dentro do assunto. HÁ e o comentário da Nyle Ferrari foi muito bem vindo, adorei a meteria dela também.
    Parabéns, amei seu blog. conheci ele através dessa meteria e estou encantada.
    beijos

  41. Karina06/09/2013 às 11:50

    Amei o post, muito útil e esclarecedor.

    bjs !

  42. Ingrid06/09/2013 às 19:46

    Ah Kah, pra mim é sem essa de que se “nada que seja tóxico passa em testes e recebe autorização para ser comercializado”. Até porque a gente sabe que em se tratando do Brasil existem muitos caminhos para se visar lucros das empresas. E transcrevo aqui um comentário que a leitora Renata fez no blog da Nyle Ferrari e com o qual concordo inteiramente só pra dar exemplo a Natura :
    “Sobre a “transparência da natura”, bom, eu não confio em marca que até ontem fazia testes em animais e divulgava em seus e-mails que era a única marca brasileira preocupada com o assunto, mentindo assim pro consumidor brasil (e ignorando-o, pois só parou de realizar os testes agora, pra entrar no mercado europeu).”
    Abraços,
    Ingrid

    • Kah09/09/2013 às 16:17

      Fica a dica! Beijos e Obrigada ^^

  43. Carol Pedrozo07/09/2013 às 12:58

    Kah, será q uma parte da “paranoia” q as pessoas tem é pq o chumbo é um metal pesado e pode se acumular no organismo? Não me lembro agora se isso só acontece com a ingestão ou não mas poderia ser algo a se pensar né? De qualquer forma, o post está muito bom e com certeza fará as pessoas pensarem duas vezes antes de acreditar em tudo que veem na internet!
    Bjs

    • Kah09/09/2013 às 16:30

      Que bom que gostou! Beijos ;)

  44. Yasmin Brussulo07/09/2013 às 14:00

    Oi kah,adorei o post é bem informativo mesmo,mas ainda fiquei com uma pequena dúvida,você sabe se a quantidade de chumbo nos batons nacionais é a mesma de produtos importados?
    E as réplicas?

    http://beautymaniabymim.wordpress.com

  45. Carol Hunka09/09/2013 às 23:48

    Kah, sempre venho aqui ler seu blog, mas quase nunca comento. Acho o seu blog o melhor blog de beleza que temos. É o blog que tem as matérias mais bem feitas, embasadas e explicadas corretamente. Adorei essa postagem sobre os batons om chumbo pq o povo fica lokeando com esse negócio. Por favor né. Parabéns pelo blog e pelas matérias bem feitas. Beijos

  46. Dani11/09/2013 às 01:51

    Adorei o post, e já compartilhei!! ;)

  47. Cíntia11/09/2013 às 23:29

    Nossa! Imagina não poder usar um dos itens mais poderosos na make kkkkkk’. O ruim é que o sensacionalismo faz sucesso e nós é quem temos que ”correr atrás” pesquisando se é verdade ou não tais fatos. Muito bom seu post Kah. Grande beijo!

    • Kah13/09/2013 às 12:18

      Obrigada amore! Beijooooo =D

  48. Audrey Bravo13/09/2013 às 16:31

    Parabéns, Kah!
    Atualmente há milhares de blogueiras, mas poucas como você.
    Obrigada por sempre nos transmitir informações úteis.
    Com certeza, suas postagens são embasadas em horas de pesquisas para levantar informações corretas e não fala qualquer besteira no blog.
    Achei esse post superexplicativo e um pouco de informação sobre make e beleza nunca é demais. Sou daquelas leitoras que está cansada de postagem como “comprinhas”.

  49. Andreza R. Tolentino15/09/2013 às 01:41

    amei o post, ajuda super na hora de escolher os produtos!!!

  50. Clarissa Takano16/09/2013 às 18:34

    Kah, adorei o post e parabéns pela pesquisa. Adoro o sei blog porque spre trm assunto assim, educativos, e com embasamento.

    Beijos

    Ps: vou mostar pra minha cunhada, porque ela estava surtando com essa história de chumbo! Rs.

  51. Taty17/09/2013 às 16:54

    Super curti o post.
    As pessoas são tão bitoladas, as vezes tenho uma preguiiiçaa rsrs
    Se “batom com chumbo” fizesse tanto mal eu já estaria morta, comi tanto baton escondido da minha mãe quando era pequena haha
    As pessoas tem que parar de acreditar em coisas compartilhadas no facebook e como vc disse pesquisar a respeito.
    Benzeno é cancerígeno, está presente na gasolina e em milhares de produtos inclusive no ar, vão parar de respirar também? rsrs
    Enfim como sempre arrasou!!
    bjss

    • Kah20/09/2013 às 16:36

      Rs… Foi boa essa!!! Amei! =DD

  52. janete feitosa18/09/2013 às 10:45

    gostei da explicação, pois volta e meia uma engraçada poe no meu face que batom da mary kay tem chumbo, e eu sou consultora mk..e sei que tem muitos mitos..valeu

  53. Ivania28/01/2014 às 18:13

    Ótimo post Kah, super esclarecedor. Parabéns! Beijos!

  54. SofiA29/01/2014 às 10:43

    Realmente! Sempre marcam a gente nesses links, é uma droga. Kkkk! Mas um parenteses, naquela tabelinha, como assim a MAC é da estee lauder? Bjos, amei o post linda

  55. Alessandra05/05/2014 às 21:39

    Nossa gostei de saber disso .li um artigo na internet que mim deixou apavorada e eu comprei um batom e um gloos da avon da nova linha , quando li aquilo fiquei em panico, agora to ate mais tranquila mais msm assim agora fiquei com medo de usar.
    Se eu usar vou ,usar bem pouco!

Envie seu comentário!
Todos os comentários aguardam moderação.
Quer colocar foto nos seus comentários? Clique aqui!

Ir para
o topo