Maquiagem
Novos pincéis de maquiagem da Konad
Maquiagem
Maquiagem Color Block
94

Pincéis Mac X Sigma

PINCÉIS MAC X PINCÉIS MAC SE X PINCÉIS SIGMA

Quando comecei a investir em pincéis e decidi ampliar minha coleção (ou efetivamente começar uma, posto que só possuía seis pincéis) diversas dúvidas surgiram, principalmente no que se referiam a qualidade dos pincéis da Sigma e como eles se comparavam aos pincéis MAC.
Inicialmente, por achar que gastar muito dinheiro com pinceis, pesquisei bastante sobre as opções que a Sigma oferecia e fiquei realmente tentada a investir na marca.
Ainda assim, como ainda estava aprendendo a usar pincéis, não estava preparada para fazer um grande investimento, e tinha medo dos correios perderem mina encomenda ou de ser taxada pela receita, resolvi começar minha coleção com um pequeno kit de natal da MAC, que à época, foi mais que suficiente para suprir minhas necessidades.

Em seguida, já começando a me apaixonar por esses instrumentos, e querendo subir alguns degraus na escala de variedade/qualidade, comprei o kit profissional de 12 peças da Sigma.
Com os pinceis da Sigma, pude definir quais eram meu pincéis favoritos e me apaixonei de vez pelos pinceis de maquiagem e, por conseguinte, aos poucos comecei a pesquisar as diferenças entre os pincéis regulares da Sigma e os da MAC  a fim de investir, aos poucos nos meus modelos favoritos da segunda marca.

Contudo, salvo por uma matéria da Christine do Temptalia, percebi que  não havia muitas resenhas comparando e mostrando as diferenças entre as duas marcas, especialmente no que tange à durabilidade dos pincéis e à sua performance com o passar do tempo.
Diante dessa ausência, após ter adquirido e usado por um tempo (mais de um ano) pincéis das duas marcas, decidi fazer esse pequeno guia comparativo ilustrado com minhas opiniões e observações sobre as duas marcas e seus pincéis, para, quem sabe, ajudar a sanar algumas dúvidas de quem, assim como eu,  não sabe se realmente vale a pena investir nas marcas.

Comparações entre os pincéis semelhantes que possuo:

MAC 187 X SIGMA F50/SS187X MAC 187SE

O MAC 187 é mais firme, resistente, denso, e muito mais macio, logo funciona melhor que os demais para aplicação de base e outros produtos líquidos e em creme.
Ainda assim, MAC 187 SE e o F50 desempenham bem as mesmas funções.
Para as demais objetivos, como aplicação de produtos em pó não há diferenças significativas entre os três pinceis.
É importante ressaltar, contudo, que o F50 tem a “cabeça” um pouco mais ampla.

No tocante à queda de pelos, no F 55 ela ocorre um pouco nas primeiras aplicações de base e lavagens (durante os banhos o pincel também solta um  pouquinho de tinta, consequentemente tingindo de acinzentado suas cerdas de fibra óptica). Já o 187 SE solta muitos, muitos, muitos pelos durante as primeiras lavagens e usos – tantos a ponto de me fazer crer que o pincel iria ficar careca (o que obviamente não correu :P) .
O 187 regular, por sua vez, não apresentou queda significativa de pelos.

MAC 168/ SIGMA F40/ MAC 168 SE

Tanto o MAC 168 quanto o 168 SE são densos e mantem bem o seu formato original, além de possuírem cerdas mais “resistentes”, o que os torna ideais para contornar o rosto e até aplicar.
O MAC 168 é o mais macio dos três modelos.

O F40, por sua vez, possui cerdas mais longas e suaves (mais macias que o 168 SE, mas menos que o 168), contudo, não é um bom pincel para contorno porque não é suficientemente denso, nem possui firmeza, além de não manter o formato original, posto que com o uso suas cerdas começam a se distanciar e a cabeça do pincel fica um tanto quanto “aberta”. Apesar disso, o F40 é um bom pincel de blush.

MAC 239/ SIGMA E55

(na legenda o nome está errado é o E55 e não F55)

São pincéis completamente diferentes. O E55 é mais molengo e um pouquinho mais largo, enquanto o 139 é um pouco mais estreito e apresenta cerdas mais firmes e  resistentes.
Ambos os pinceis cumprem igualmente bem sua f unção principal, que é aplicar a sombra na pálpebra.

Entretanto, o 239 é um pouco mais eficiente e cumpre muito melhor a função de aplicar a sombra de forma precisa e esfumá-la (O 239 é o melhor pincel de sombra que eu já usei na vida!).

MAC 219/ MAC 219 SE/ SIGMA E30

Os três são pinceis completamente diferentes e nenhuma das versões mais baratas cumpre muito bem o objetivo de emular o 219.
O MAC 219 é mais firme e preciso, posto que sua ponta realmente se afunila em forma de um pequeno cone, tornando-o praticamente um lápis de verdade.
Com ele é possível ”desenhar” pequenos detalhes no olho e delinear com sombra de forma precisa.

O MAC 230 tem a ponta um pouco mais gordinha e arredonda, logo seu traço é mais grossinho e menos preciso, é ótimo, porém , para esfumar traços de delineadores.
O E3O, por sua vez, por possuir cerdas mais molenguinhas e a ponta arredondada, permite a sua utilização para, além de desenha detalhes, esfumar a sombra.

Gosto de usar cada um deles para funções diferentes.

MAC 224/ SIGMA E 40

Ambos são excelentes para esfumar sombra, mas o MAC 224 é menorzinho e, portanto, permite maior controle. O  Sigma E 40 funciona melhor em olhos maiores, logo prefiro usá-lo para corretivo.

Cabe observar, contudo, que o E40, mesmo após um ano de uso, continua a soltar cerdas, inclusive durante a aplicação de produtos, mas se você tive paciência para catar um ou dois pelinhos isso não é realmente um grande obstáculo.

MAC 252  SE/ SIGMA E60

O E60 é um pouco menor e muito mais macio que o 252 SE, ademais ele funciona melhor para aplicação de produtos em creme, para contornar o côncavo e aplicar sombra.
O 252 SE, por outro turno, é meio áspero e incomoda um quando usado na pálpebra.

MAC 275 / SIGMA E70


Mais uma vez, gosto muito dos dois pincéis, contudo o MAC, por ser mais gordinhos e ter a as cerdas mais curtas e volumosas, serve melhor para desenhar e esfumar côncavo, além de ser um ótimo aplicador de sombra. Eu consigo fazer minha maquiagem do olho quase toda só com o 275.

O E70, por sua vez, é mais fininho e tem as cerdas mais longas e, por isso, aplica precisamente o iluminador logo abaixo da sobrancelha.

MAC 209 SE/ SIGMA E05

Ambos são ótimos, mas o 209 SE é mais fininho, permitindo um delineado mais fino e preciso. Uso o E05 como pincel labial.

Perguntas e Respostas.

Perguntas e Respostas.

Quais pincéis regulares MAC apresentam diferenças realmente significativas em relação aos da Sigma e MAC SE?
Bom, caso você saiba se adaptar às diferenças, nenhuma, claro. Mas é esperado que os pincéis regulares da MAC apresentem melhor performance geral, posto que são de melhor excelência (basta tocar o pincel MAC no produto e ele já retém o suficiente para a aplicação).
Os da Sigma tem boa qualidade, mas não similar, e funcionam de forma próxima. Além disso, há variação de qualidade da performance na aplicação de produtos entre eles e uns tendem a ser melhores que outros.

Eu  diria que o 168, o 187 , o 239, o 219 e, se você tem olhos pequenos, o 224, apresentam as diferenças mais relevantes em comparação com seus similares MAC.
Agora, se eu fosse escolher só um MAC para complementar o meu kit da Sigma, com certeza seria o 168, pois o  similar da Sigma não apresenta cerdas firmes o suficiente para fazer o contorno e não mantem forma definida, mas o F40 é um bom pincel de blush, mas um péssimo pincel chanfrado (já que um pincel facial chanfrado teoricamente é um bom pincel de contorno).

Os MAC SE, salvo pelo 219 SE, tem exatamente o mesmo formato  de suas versões regulares, porém suas cerdas são muito mais ásperas, a qualidade da aplicação de produtos é inferior e o pincéis parecem ser mais frágeis.

Como são feitos?
Os pincéis regulares da MAC são feitos à mão em diversos lugares do mundo, como Japão, França e E.U.A. Além disso, os pincéis tem seus cabos produzidos com três tipos diferentes de madeira – bétula, tília e ramin – e sua ponteiras são feitas de latão niquelado.
Os pincéis Sigma, assim como os MAC SE, são produzidos por maquinas na China.

Qual marca possui maior variedade de pincéis?
Tanto a MAC quando a Sigma produzem uma imensa variedade de produtos. Contudo, a primeira lança inúmeros pinceis como edição limitado, tornando muito difícil compra-los a qualquer momento.

A Sigma, por outro lado, começou seu negócio replicando os pinceis da MAC, portanto são poucos os pinceis da MAC que não possuam um primo produzido pela Sigma – que tem, inclusive, versões de pincéis de edição limitada da MAC, como o 226 (E45) e o 165 (F35). A Sigma, de uns tempos para cá, começou colocar no mercado sua linha de pincéis exclusiva, que tem como carro forte a Sigmax, que é um dos melhores conjuntos de pinceis sintéticos do mercado. Além disso, a Sigma oferece uma variedade incrível de pincéis em kits coloridos e de diversos tamanhos.

Quais são os melhores pincéis no quesito custo benefício?
Para o consumidor comum, com certeza a Sigma, pois os pincéis são excelentes, diversos e relativamente baratos. Além disso, há a possibilidade de comprar kits completos há um melhor preço, escolher entre tamanhos grandes e de viagem, cores, etc.
Para completar, a Sigma  envia para todo canto do mundo e tem um dos melhores serviços de atendimento ao consumidor que já tive o (des)prazer de conhecer. (Quando meu kit chegou um dos pincéis estava com o corte meio torto. Bastou enviar um e-mail e eles me mandara um novo sem qualquer custo). Entretanto, é preciso ter em mente que você está escolhendo um produto mais barato, logo não vai encontrar a mesma excelência que os pincéis MAC oferecem.

É mais ou menos como se você estivesse escolhendo comprar uma sapatilha Arezzo em detrimento de uma S. Ferragamo. Você sabe que está comprando um dos melhores produtos do mercado, mas que há melhores.

Como ficam com o tempo?
Tenho meus pincéis MAC SE há mais de um ano e meio. Durante esse período eles foram ficando um pouco mais ásperos e os cabos ficaram um pouco desgastados, mas em geral sua performance continua a mesma.
Meus pincéis da Sigma tem um ano de uso e, nesse período, as ponteiras começaram a apresentar pequenos sinais de início de ferrugem, os e o pincel F40 perdeu a forma e ficou mais largo e sem firmeza. Ademais, as cerdas brancas do F50 ficaram ligeiramente acinzentadas por causa da tinta que escorria na lavagem do pincel, além disso todos os pinceis grandes de cerdas naturais continuam a soltar pelos, inclusive durante a aplicação – Especialmente o F50.

Tenho meu pincel MAC 239 há cerca de 4 anos e a única alteração apresentada foi o sumiço do logo da marca.

Os pincéis da MAC são mais macios?
Sim e não. Alguns pincéis da MAC são mais macios e outros não(Na verdade, meu único pincel da MAC que não é mais macio que os da Sigma é o 129). Entretanto, eles tem uma combinação única entre firmeza e maciez que permite uma aplicação singular dos produtos de maquiagem. Ademais, eles mantêm a forma e a suavidade com o passar do tempo.

Os pincéis da Sigma, por outro lado, com o tempo vão perdendo a forma – sendo imprescindível o uso de brush-guards para que eles mantenham o formato original – assim como eles também se tornam  (mais uma vez, especialmente no tocante ao F40) um pouquinho mais ásperos.

Os MAC SE mantem a forma um pouco melhor, mas eles vão se tornando mais ásperos e perdem a beleza com o passar do tempo.

Os pincéis MAC/MACSE/ SIGMA soltam pelos?

  • MAC regular – Não houve queda significativa de pelos..
  • MAC SE – O 187 soltou muitos pelos durante os primeiros usos e lavagens, mas com o tempo a queda cessou.
  • Sigma – todos os pincéis soltaram pelos durante a primeira lavagem.

Os pincéis de face de pelos naturais soltaram muitos pelos durante os primeiros banhos, e continuam, após um ano de uso, a perder alguns pelinhos – inclusive durante o uso. Já os pincéis sintéticos não apresentaram queda de pelos, enquanto os de olhos tiveram pequena queda de pelos durante a primeira lavagem. Vale também ressaltar que os pincéis de cerdas negras soltaram muita tinta durante as primeira lavagens.

Vale a pena investir em pincéis MAC?
Depende. É inegável que a qualidade deles é excepcional, e que a durabilidade deles é formidável. Contudo, você pode obter resultados tão similares com outros pincéis que se torna meio supérfluo tê-los. Por exemplo, o meu pincel de sombra favorito é o 239, mas tudo que faço com ele pode ser obtido com o pincel de sombra da AVON (que é meu segundo pincel de sombra favorito.)
Tendo isso em vista, eu só recomento investir em pincéis MAC caso você caso você seja uma maquiadora profissional, ou os deseje muito e tenha dinheiro sobrando para tanto, pois eles são um investimento muito alto que refletem muito pouco no resultado da sua maquiagem.
Afinal, o que importa mesmo para fazer a sua maquiagem funcionar é habilidade, treino e autoconhecimento.

Logo que comecei a me maquiar, quando era adolescente, meus únicos pincéis eram o de um conjunto da Mary Kay, ainda da linha antiga, que continha 5 pincéis – um de pó, um de blush, um de sombra, um de esfumar e um chanfrado para sobrancelhas – e o 239 da MAC (que eu roubei da minha irmã rs) e esses pincéis atendiam perfeitamente às minhas necessidades.

Agora, se você vai comprar 359 pincéis mais baratos tentando atingir a satisfação pessoal ou qualidade na aplicação que só obteria com um MAC, é mais barato fazer logo o investimento. (Completamente fora do tema, mas, eu juro que não consigo entender quem compra trocentos produtos similares ruins ao invés de juntar dinheiro e comprar logo um bom. Afinal, ninguém – que eu conheça – consegue usar, por exemplo, 10 bases antes que elas vençam. Não seria melhor ter uma ou duas bases boas que custem um pouquinho mais caro?).

Quais são melhores, os pincéis Special Edition da MAC ou os da Sigma?
Sigma, sem sombra de dúvida. Eu gosto mais de alguns MAC SE do que suas contrapartes da Sigma (187 e 168, pois apresentam maior firmeza e mantem melhor o formato das cerdas), contudo no geral os pincéis da Sigma apresentam melhor qualidade, são mais bonitos e parecem ser mais duráveis e resistentes.

Os pincéis da Sigma são iguais/melhores que os pincéis de tamanho regular da MAC?
Não. Os pincéis da MAC são mais caros por uma razão, que se reflete diretamente na qualidade do produto, já que são feitos manualmente e com material de melhor qualidade, o que, obviamente, vai repercutir na performance e durabilidade do produto.
Não obstante isso,  não se pode dizer que os pincéis da Sigma não são de boa qualidade. Pelo contrário, os pincéis da Sigma também são muito muito bons, porém  eles valem o que custam.
É preciso levar em consideração que há muito mais do que o simples peso da marca embutido no preço de um produto e, justamente por isso, seria até injusto exigir que um pincel de U$16,00 seja tão bom quanto um que custa U$42,00. Como diria a Christine do Temptalia, os pincéis Sigma são uma ótima alternativa mais barata aos pincéis da MAC.

  • Pincéis Sigma possuo: F30, F40, F50, F60, F70, E05, E30, E40,E55, E60, E65, E70 (Complete Kit with Brush Roll) e F80.
  • Pincéis MAC que possuo: 134, 129, 187, 188, 130, 165, 168, 109, 219, 239, 224, 217 , 214, 226 e 275.
  • Pincéis MAC SE que possuo: 187 SE, 168 SE, 252 SE, 219 SE , 209 SE e 181 SE.
  • Meus pincéis Sigma Favoritos: F80, F50, E70, E30 e E65.
  • Meus pincéis MAC favoritos: 239, 224, 219, 130, 168, 187, 129 e 109.

 

Quem escreveu?

A fofíssima da Maria Clara


Quer ver seu post aqui também? Clique aqui e saiba como!

Maquiagem
Novos pincéis de maquiagem da Konad
Maquiagem
Maquiagem Color Block
94 Comentários em
Pincéis Mac X Sigma
  1. Giu08/10/2011 às 13:37

    Bem legais as comparações

    Só acho melhor dar sempre uma revisada porque em alguns tópicos, vc colocou no título um nome do pincel, e na foto, o nome era outro (ex: na primeira foto, falou que era F55, mas era F50… ou no pincel de sombra E55 e colocou F55..)

  2. Milis08/10/2011 às 14:18

    Muito bom o texto! Me deu até vontade de iniciar uma coleção de pincéis, HAUHUAHAUHA, visto que só tenho UM! :(
    Beijinhos!

  3. Li08/10/2011 às 14:23

    Poxa! que paciência da Maria Clara de escrever esse post hahaha!
    Ficou muito bom e esclarecedor além do texto estar bem escrito tb =)

    Beijos

  4. Letícia Félix08/10/2011 às 15:02

    Gente incrível esse guia né? Foi realmente o mais completo q já li! E dá uma bse pra quem faz make profissionais viu? Muito bom!!!
    Bjus,
    LeLe:)
    Tá rolando sorteio no meu blog: http://www.conselhosdamamy.blogspot.com

  5. Rayssa08/10/2011 às 15:31

    O texto ficou muuuito bem escrito,o guia ficou excelente,mas nao poosso negar que tive preguiça de ler sobre tooodos os pincéis…achei o post longo demais! A Maria Clata não tem blog? Se tiver,divulga aí! :D bjos

  6. Luana Mendes08/10/2011 às 16:12

    Adorei o post!
    Quando for investir em um kit super de pinceis, vou escolher a sigma, simpatizo tanto com os pincéis deles ;**

  7. Bianca Ladyhawke08/10/2011 às 16:43

    Muuuito bom o posto, muito obrigada a Maria Clara, ajudou demais quem não entende dessas coisas, tipo eu assim… =)

  8. Kathy08/10/2011 às 16:51

    Uma curiosidade que eu tinha era essa de saber se os pincéis da MAC eram melhores do que os da Sigma, já que eu vejo falar muito bem dos pincéis da Sigma, mas todos os produtos de maquiagem da MAC são ótimos..

    Bom o post. Eu só achei ele muito extenso, confesso que li um pouco mais da metade, mas não terminei.. rsrs

    Kah, tem alguns erros de português no post. Sei que não foi vc quem escreveu, mas talvez seria interessante dar uma revisada. Eu sei que é normal acontecer esses erros, porque quando a gente escreve não fica relendo o que escreveu.. Mas fica um toque ;)

    Seu blog continua ótimo. Beijão

    • Kah11/10/2011 às 01:43

      Oi Kathy, eu li viu e não vi os erros.
      O que acontece é que quando a gente escreve nosso cérebro já sabe o que está ali, e ele não LE o erro, e muito complicado escrever posts longos por isso! :)

  9. Nadia08/10/2011 às 18:43

    Ótimo post!
    Adorei as dicas e comparações.
    Por enquanto tenho Sigma e acho que me servem muito bem,já que não sou sou profissional e tenho mais de 20 pincéis rs. Mas penso em comprar pelo menos um da MAC para alagrar meu coraçãozinho.
    bjs

  10. Maria Clara08/10/2011 às 18:55

    Gente, peço mil perdões pelos erros de português. Conforme foi sugerido acima, tais incorreções realmente foram fruto de falta de revisão (agravada por um muito de indolência XD).

  11. Leticia Dias08/10/2011 às 19:23

    Eu to todos os dias aqui no blog, mas é dificil eu comentar, porque rola a preguiça báaasica, mas nesse post eu não aguentei. Achei maravilhoso, um guia completo e eu SEMPRE tive essas duvidas. Agora quero deixar uma outra comparação no ar: pinceis mac réplica X originais.
    Os meus réplica da mac hello hitty e da nars são ótimos e eu sempre duvido que tenha algo tão bom quanto. Queria ver uma comparação dessa por ai.

    Beeijos

  12. Iza08/10/2011 às 20:16

    Texto cansativo… Com tantos “com tudo”, “entrtanto”, “todavia”… Parece texto de inicio de faculdade? Faltou expontaneadade… Mas a intencao valeu! ;)

  13. Iza08/10/2011 às 20:17

    Nossa, saiu tudo errado o q escrevi aqui em cima.. Sorry pelo ipad! Rs, beijos

  14. Lila Czar08/10/2011 às 22:19

    Excelente post. Super completo e informativo.
    Lila Czar
    seviracom30.blogspot.com

  15. Maria R08/10/2011 às 23:15

    Nossa!!! Muito bom mesmo!!!
    foi bem esclarecedor!!! :)
    no futuro penso em comprar os pincéis da Sigma… pena que o dolar está meio que caro rssrsr e na verdade não tenho o costume de comprar produtos pela net, pq quero analisar de perto. Tanto é que infelizmenete não há ainda revendedora da sigma no Brasil. Há revendedora da mac, mas o mais perto é em Campinas , longe de certa forma onde moro que é no vale do Paraiba…
    Acredito que vale a pena em investir sim em pincéis de boa qualidade!!
    Obrigada pela dica!!
    bjos
    :)

  16. Priscila Rosa08/10/2011 às 23:18

    Nossa!Esse post é um achado! Parece matéria de revista. Parabéns.

  17. Pietra09/10/2011 às 00:14

    Como as suas leitoras são exigentes hein Kah!
    Acho que devemos agradecer a boa vontade da Maria Clara, que escreveu esse texto e esclareceu muitas dúvidas.
    :)

  18. Flavia Fraga09/10/2011 às 00:35

    Excelente e esclarecedor. Adorei.

  19. Isabella09/10/2011 às 09:24

    Muito obrigada, realmente esclarecedor!

  20. Diana Rocha09/10/2011 às 11:55

    Karen…

    Amei todas as suas Dicas… eu tenho alguns, uns 5 penceis pois ainda tenho algumas dificuldades de Comprar…

    Quero ganhar muitoooo qualquer um dos dois premios… preciso é serio….

    Um grande Beijo

  21. michelle09/10/2011 às 12:35

    kah , porque os pinceis de maquiador sempre tem essas marcações no final dos cabos? para que q serve? sempre vejo mas nunca consegui entender “logica” disso kkk

  22. Su Ramos09/10/2011 às 12:54

    Muito bom o post! Maria Clara parabens pelo texto e pela paciência em nos explicar!!!
    Beijocas ;)

  23. Adriana09/10/2011 às 13:10

    Maria Clara!!!
    Onde e qual site vc comprou seus pinceis da MAC??? quais vc me indica pra comprar!!!tenho da sigma, mas agora com seu post, fui induzida a colecionar tbm!!!
    Qnto aos erros de edição,eu nao vi nenhum,ehehehe…tava mais atenta com a mensagem q uma coisinha tao pequena nem me fez diferença!!!
    Me responda Mary!!!
    bjus, e parabéns pelos filhos

  24. francimeyre09/10/2011 às 15:16

    Muito boa a resenha. Gostaria de ter lido algo parecido quando estava com dívidas de qual marca comprar há uns 6 meses. Ganhei um conjunto de pincéis Sigma de meu noivo no meu aniversário (não, ele não entende de make, mas perguntou o que eu queria, daí, não deu outra – pedi os tais pincéis famosos). Usei ontem a primeira vez pra ir a um casamento e posso dizer: valem sim o investimento. São muito macios e fazem diferença na aplicação e resultado da maquiagem. Só não gostei dos pelos do duo fiber que se soltaram em meu rosto na aplicação da base, mas tudo bem. Minha make ficou supernatural e muito bonita.

  25. francimeyre09/10/2011 às 15:17

    Dívidas não. Dúvidas – rsrs.

  26. Tamme09/10/2011 às 20:34

    Oi Kah tudo bem?
    Vc já sabe da nova coleção de esmaltes da Avon? Eu postei lá no blog, dá uma passadinha?

    um beijo

    http://sigaasinstrucoes.blogspot.com/

  27. Luciana Hirata09/10/2011 às 22:14

    Post bem esclarecedor. Juro que estava mesmo olhando os pincéis da Sigma e os da MAC e tentando (sem sucesso) encontrar quais de cada uma das marcas atenderiam as minhas necessidades. Pelo custo, creio que ainda fico com os da Sigma, mas algum dia os da MAC ainda seriam acessíveis e um sonho de consumo. Claro que a prática faz uma mega diferença, mas bons instrumentos auxiliam bastante no resultado…

    Parabéns pelo post e pela paciência.

    Beijo!

    P.S.: Kah, também esperamos as suas considerações!

    • Kah11/10/2011 às 01:38

      Oi Lu, eu pedi meus primeiros pincéis mac agora na beautystar, ainda não chegaram! Mas to loca pra comparar!!

  28. Maria Clara09/10/2011 às 23:14

    Gente, obrigada.
    Fico deveras contente por ter ajudado.
    Quanto as reclamações pelo texto estar mal escrito e cheio de erros de português, conforme pedido de desculpas anterior, isso realmente ocorreu devido à falta de revisão e preguiça.
    Li o texto de verdade pela primeira vez após a publicação, pois antes disso havia apenas feito uma leitura superficial, e realmente notei todas as falhas.
    Reitero, então, meu pedido de desculpas.

  29. Ka09/10/2011 às 23:28

    Maria Clara muito obrigada!!!
    Eu tbm procurei e não achei comparações, ainda + detalhada como esta! *o*
    Era tudo q precisava! Mtíssimo obrigada viu?!

    Amei vc ter colocado suas preferências no final!

    Beijo enorme!

  30. Maria Clara09/10/2011 às 23:33

    Adriana,
    obrigada, fiquei feliz por você ter gostado.
    Eu comprei a maior parte dos meus pinceis MAC nas lojas americanas da marca, pois aqui eles são bem mais caros.
    Por aqui você pode compra-los nas próprias lojas da MAC ou na Sacks (www.sacks.com.br), mas eles são vendidos por cerca de três vezes o valor deles lá fora, então não sei se vale tanto a pena.
    Uma opção mais em conta é encomendar com alguém que vá viajar ou comprar com as meninas que tem lojinhas pela net e vendem por preços mais bacanas. Acho que vale a pena encomendar no http://beautystarboutique.com/, no http://roanahernandez.com.br/ ou no http://loja.fricotesedetalhes.com.br/. Já comprei nessa três lojas e todas entregaram direitinho.

    Quanto as indicações de pincéis, acho que isso depende muito das suas necessidades específicas, mas acho que os melhores para quem quer um kit básico são o 187, o 168, o 239, o 217 e o 219. Com esses cinco é possível criar toda sorte de look e eles são todos excepcionais. Alem disso, juro que eu nunca senti um pincel mais fofinho que o 168. Quando eu o uso sinto como se estivesse passando um rabinho de coelho no rosto, tamanha a sua maciez.

  31. Maria Clara09/10/2011 às 23:49

    Adriana,

    muito obrigada, fico muito feliz por ter ajudado.
    Eu comprei a maior parte dos meus pincéis da MAC em lojas americanas da marca, pois lá eles custam muito mais barato do que em “terras brasilis”. hehe
    Por aqui, você pode encontrá-los nas lojas nacionais da MAC ou na Sacks (www.sacks.com.br), mas eles custam cerca de três vezes o valor americano, então não sei se vale tanto a pena gastar essa grana toda – eu mesma quase caio para trás após calcular quanto custaria minha coleção caso a tivesse adquirido por aqui.
    Acho, então, que uma alternativa bem mais legal é tentar encomendar com alguém que vai viajar ou comprar com as meninas que tem lojinhas virtuais e vendem a precinhos mais camaradas. Minha favorita é a beautystarboutique.com, mas também já comprei na loja.fricotesedetalhes.com.br e na roanahernandez.com.br, e todas entregaram tudo direitinho.

    Quanto as indicações de pinceis, creio que isso depende das necessidades de cada um, mas acho que o kit básico essencial seria composto pelo 187, o 168, 0 239, o 217 e o 219, já que os cinco são ótimos e super versáteis. Além de serem os melhores pinceis dos seus tipos que já usei. O 168 é tão fofinho que ao usá-lo parece que estou passando um rabinho de coelho no meu rosto, tamanha a sua maciez. XD

  32. Mayumi09/10/2011 às 23:50

    Não sabia que a Sigma era uma cópia dos pincéis da MAC ): Achava que os pincéis da Sigma eram melhores. Mas tanto um como o outro são muito caros para o meu bolso, quem sabe um dia xD

  33. Kathy10/10/2011 às 02:00

    Voltei só pra fazer um comentário.. rsrs
    A Pietra disse que as leitoras são exigentes, acredito que é devido aos comentários sobre os erros de português, inclusive o meu.

    Quero dizer que minha preocupação não é exatamente com os erros de português, mas eu tenho um carinho muito grande pela Kah e por esse blog, não sei como mas eu realmente me apaixonei por esse espaço.
    Eu apenas quero que o blog seja o melhor possível, quero que ele cresça e faça sucesso de verdade (apesar de já fazer muito sucesso). É um blog que eu visito diariamente que adoro estar aqui.

    No entanto, isso não é uma crítica ofensiva, é uma dica, pois um post com muitos erros pode fazer com que leitoras deixem de visitar o blog achando que a escritora tem problemas com a escrita. E sinceramente não é isso que eu quero, eu confio muito nas dicas, nas reviews que são postadas aqui. Inclusive é o único lugar que eu faço perguntas, porque é o único que confio de verdade.. rs

    No entanto, eu sei que é um saco reler o que a gente escreve, viu Maria Clara, eu sei… Mas acho que sabemos que isso é realmente necessário, apesar de, na maior parte das vezes, não fazermos. Acho que é bom escrever no word depois olhar as palavras que ficam sublinhadas de vermelho.. rsrs. Agora pensando, os trabalhos da faculdade que eu escrevo normalmente não tem erros por causa do word. E eu não costumo reler.. rs

    Acho que não há o que pedir desculpas Maria Clara. Acho que seu trabalho no post foi bem feito. Ajudou muita gente. Agradeço por isso, afinal era uma dúvida que eu tinha também.

    E também acho que tá valendo a dica da Leticia para um futuro post com os pincéis originais X réplicas MAC…

    Beijos e desculpa se de repente eu ofendi alguém no comentário que fiz acima. Não foi minha intenção.

  34. Maria Clara10/10/2011 às 07:51

    Kathy,

    de forma alguma eu me senti ofendida pelo seu comentário.
    Pelo contrário, fiquei morta de vergonha ao ler meu texto de verdade e encontrar um trabalho feito tão porcamente. ˆˆ

    Ocorre que, infelizmente, a maior parte dos meus erros são de pontuação e estilo mesmo (repeti palavras em demasia, fui extremamente prolixa, não soube fazer cortes na ordem certa e usar devidamente os verbos de ligação).

    Os errinhos de portugués ortográficos não foras reconhecidos pelo Word porque as palavras que estão erradas, ao menos da forma como foram usadas, existem (por exemplo, “pinceis” é a flexão do verbo pinçar na segunda pessoa do preterito imperfeito do subjuntivo), logo seria impossível que o word reconhecesse essas palavras como incorretas, haja vista que são encontradas no dicionário.

    A questão é que eu encarei a brincadeira de escrever aqui muito levianamente, o que foi um grande descuido. imaginou se eu cometesse um erro grotesco como esse no trabalho? Provavelmente teria que arcar com tantos ônus, o que normalmente para qualquer pessoa seria impensável. Só que eu não me dei conta de que publicar isso aqui pode manchar minha reputação fora da internet também.

    Ao menos aprendi uma boa lição e terei menos preguiça de revisar da próxima vez. ˆˆ

    Então, na verdade sua mensagem foi um alerta para mim e, por isso, agradeço muito que tenha a feito.

    Beijos

  35. Maria Clara10/10/2011 às 07:52

    Opa! Mais alguns erros.
    O correto seria “português”. hehe

  36. Gabriela10/10/2011 às 12:43

    Nao entendi a diferença entre os pincéis da Mac e os SE.
    Não eh só o tamanho do cabo???
    Bjo

  37. Betina10/10/2011 às 14:31

    Excelente post!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  38. Giovanna Lundgren10/10/2011 às 15:26

    Que post enorme e suuuuuper útil. amei.
    Deu uma preguiça no final, mas eu li. haha.
    sério mesmo, vai me ajudar, e vai ajudar muita gente.

    http://www.belamenina.net

  39. Celia Maria10/10/2011 às 20:02

    Amo pinceis gordinhos e fofinhos. Bjos Celinha

  40. Lucia Souza11/10/2011 às 02:04

    Achei o post muito longo.
    Acredito que ele poderia ter sido divido em partes: face e olhos.
    Depois de ler tudo cheguei a conclusão de que o ultimo tópico é tudo o que eu preciso para saber o que comprar.
    Eu acredito que toda comparação é odiosa mas, nesse caso muito necessária.
    Vou guardar esse anotações para quando meu bolso puder comprar.
    Beijos

  41. Gisele11/10/2011 às 03:09

    Super adorei o blog ^^

  42. Jéssica A.11/10/2011 às 20:21

    Oi kah
    Adoreiiiii o Post muito esclarecedor e conciso!!
    Essa menina devia escrever mais pra o Blog.
    Como sempre seu blog esta muito sincero e com qualidade!
    Bezokas
    Continue…

  43. Virginia25/10/2011 às 00:32

    Não li o post todo, mas obviamente vc adora a mac, acha que eles são a expressão de “excelência” em maquiagem; não poderia estar mais errada, existem muitas, mas muitas marcas bem melhores de maquiagem, inclusive no quesito pincéis. Os da sigma são ótimos, e na opinião de muita gente entedida de make up, melhores do que os da MAC. A verdade mesmo é que não vale a pena gastar horrores em pincéis dessa marca para adquirir um produto apenas ok.

  44. Amanda vieira27/10/2011 às 17:15

    Ola tenho um kit de 32 pinceis mac queria saber como usar cada um se puder me mandar a foto deles e pra que serve agraddeçooo!!!!!

    Grata des de já

    • Kah28/10/2011 às 00:17

      Amanda, tem vários tutoriais ensinando a usar os pincéis. Não tenho esse kit, e a mac não faz kit de pincéis assim, então ele é falsificado :(

  45. edi01/11/2011 às 14:59

    Muito boa materia, parabens!
    Antes eu nao dava importancia a pinceis ate descobrir que pinceis de boa qualidade fazem total diferenca no make.

    • Kah02/11/2011 às 10:24

      Fazem MUITA diferença edi, eu também não sabia que fazia! :D

  46. Maria Clara07/12/2011 às 11:18

    Karen, eu sou a Maria Clara que escreveu o post comparando pincéis da Sigma com os da MAC, lembra de mim?

    Bom, escrevo para contar que mudei minha opinião sobre a Sigma e, a partir de agora, não recomendo a marca para mais ninguém.

    Meu F80, recebido em abril desse ano, acaba de ficar meio careca e caminha rapidamente para uma calvície juvenil, pois desde ontem suas cerdas estão todas caindo em tufos generosos.

    Como mencionei no post, tenho um conjunto de pincéis da Mary Kay com mais de cinco anos de uso que permanece como novo, assim como possuo diversos pincéis avulsos nacionais mais velhos que os da Sigma que ainda estão em perfeitas condições.

    Logo, sou levada a deduzir que o problema é da marca e não meu.

    Enfim, não vou entrar em contato com o SAC da Sigma novamente, pois já o fiz anteriormente quando comprei o meu primeiro kit e recebi um pincel defeituoso. Percebo que desde então a empresa não se esforçou para melhorar a qualidade de seus produtos e não pretendo ficar gastando vela com defunto ruim.

    Cheguei a conclusão que realmente não vale mais a pena comprar pincéis mais baratos e de qualidade similar, como os da Crown/Coastal Scents, que nunca me deram problemas, ou investir aos pouquinhos em pincéis mais caros e de excelência garantida.

  47. Gabriela15/12/2011 às 17:15

    Olá!
    Estou à procura de um kit essencial de pincéis, só não sei ainda se vale a pena comprar individualmente ou em conjunto..
    Bom, vim especialmente para perguntar qual pincel Mac equivale ao F30 da Sigma. Usei este de uma amiga e é ótimo, e gostaria de saber também se a diferença é grande ou não em relação as duas marcas.
    Obrigada
    Beijos

    • Kah15/12/2011 às 19:32

      @Gabriela, Oi Gabi desculpe não poder ajudar mas realmente não sei :(

    • Maria Clara05/01/2012 às 10:34

      @Gabriela, é o 150.
      Não tenho esse pincel, mas prefiro os meus MAC de rosto para funções similares (134 e 129) ao F30.
      Apesar disso, acho o F30 um excelente pincel e, caso você não queira pagar mais caro por um luxo extra, ele cumpre muitíssimo bem a sua função.

    • Le04/05/2012 às 21:26

      Neste link tem todos os pincéis sigma e mac equivalentes!

      http://www.safari.blog.br/maquiagem/dupe-guide-pinceis-sigma-x-mac

  48. Amanda19/12/2011 às 14:38

    Creio que vc é amante de MAC, assim fica difícil falar de qualquer outra marca, por isso a importância de ser neutra ao escrever um post como este.

    • Maria Clara05/01/2012 às 10:28

      @Amanda, eu realmente adoro os meus pincéis da MAC (que ao contrário do que você deve pensar, não é minha marca de cosméticos favorita, a Guerlain é imbatível no meu coração), contudo, eu não considero a melhor fabricante de pincéis. Há muitas marcas, como a Hakuhodo e a Shu Uemura, que produzem pincéis melhores do que a MAC, mas que são muito mais caras.

      Comparei a MAC com a Sigma porque são as marcas que possuo e porque a Sigma começou o seu negócio copiando os pincéis da MAC.

      Se você observar, em momento nenhum do post eu falo mal da Sigma, pelo contrário, só teço elogios e aponto os contras verdadeiros dos produtos.

      O problema é que a Sigma fez uma propaganda massiva com blogueiras e acabou popularizando a marca e criando mitos em torno dela, como o de que os pincéis Sigma são de qualidade igual ou superior aos da MAC – o que é uma mentira deslavada.

      Essas mesmas blogueiras que propagaram a lenda da Sigma inicialmente receberam seus produtos de graça e hoje lucram com as vendas da Sigma (cada vez que alguém compra Sigma clicando no link de alguma blogueira ou vlogger a afiliada da Sigma eal lucra 10% do valor da venda).

      Quem confia cegamente nessas propagandas, como eu inicialmente, acaba quebrando a cara depois.

      Hoje eu me arrependo muito desse post, pois tive muitos problemas com os meus pincéis da Sigma, como com o meu F80, que simplesmente se deteriorou após 8 meses de uso.

      Além disso, Recomendei a Sigma para muitas amigas que compraram a marca e sofreram com queda de pelo excessiva dos pincéis – algo que meus pincéis do kit de 12 apresentam até hoje, com mais de um ano de uso, mal cheiro e tinta escorrendo.

      Os pincéis da Coastal Scents que possuo, em outro diapasão, são mais baratos e funcionam de forma melhor ou igual aos da Sigma, além de serem mais baratos

      Além desses, gosto de muitos pincéis nacionais, tanto que alguns dos meus favoritos são brasileiros e baratinhos, como os da Avon, que uso muito mais que os meus da Sigma, alguns da Mary Kay, Contem 1g, Prada e Klass Vough (que tem um pincel da linha Cooper Line que é muito melhor que o F80).

      É tudo uma questão de se adaptar às suas necessidades.

  49. Tatiane02/01/2012 às 12:39

    Realmente, MAC é mtoo superior, mas amo de paixão sigma também! falando nisso tenho alguns desses pinceis pra vender, se alguem tiver interesse entre em contato pelo email: tatibenken@gmail.com

    1 – Pincel Sigma Tapered Blending – E45, novo. R$ 39,00;
    2 – Pincel Sigma Eye Shading – E55, novo. R$ 39,00;
    3 – Pincel Sigma Foundation – F60, novo. R$ 45,00;
    4 – Pincel MAC 219, usado 1x, devidamente higienizado. R$ 70,00;

    Beijokas

    Mais aqui: BazarBeaute.com http://www.bazarbeaute.com/#ixzz1iJe1YtT6

  50. maurine03/02/2012 às 23:09

    Oi Maria Clara!
    Adorei o post. Você demostrou conhecimento do assunto que você estava tratando, soube explicar as diferenças e superioridades entre uma marca e outra, sem ficar naquela coisa nojentinha grudentinha “ai gentiiiiiiiiiiiiiiiii Mac é Mac né? ” Sim, sabemos que os pincéis da Mac são ótimos, mas você soube estabelecer objetivamente o porquê, dentro claro, da sua expertise e gosto pessoal também.Gostei muito do post, deve ter dado muito trabalho fazer, mas creio que valeu a pena, porque está muito bem feito.Parabéns!

    • Kah04/02/2012 às 15:13

      @maurine, obrigada!

  51. Marcella Motta09/05/2012 às 09:53

    Estupendo!

    Você está de parabéns esclareceu todas as minhas dúvidas bom estava quase comprando um kit da Sigma mais depois do seu texto acho melhor eu juntar mais um dinheirinho e investir na MAC.
    OBRIGADA

    • Kah09/05/2012 às 14:20

      de nada sua linda! volte sempre aqui!! beijocas ^^

  52. Charline Goulart11/05/2012 às 04:24

    Olá, poderia me informar onde consigo comprar os pincéis MAC e SIGMA, sugere algum lugar? ou site ?

    Continue assim,está perfeito! Beijos

  53. Vanessa17/07/2012 às 10:24

    Obrigada pelo post, exatamente o que eu queria saber!!! Que trabalhão deve ter dado… Ah, só mais uma coisa, a julgar pelo seu comentário com @Amanda, acho que merecia um pos-post (mais trabalho!! rsrsr) Bj e obrigada mais uma vez!

  54. Janaina23/08/2012 às 19:54

    Adorei as suas explicações,porém gostaria que você descreve-se o preço do pincéis citados da MAC e os da Sigma,para que possamos fazer um comparativo do investimento que será feito.Obrigada Jana.

    • Kah27/08/2012 às 11:59

      Jana, é só fazer uma pesquisa no site das marcas!

  55. AD23/08/2012 às 22:53

    Maria Clara Boa noite,
    Desculpe a ignorância estou estudando para comprar pinceis para minha esposa.
    E não achei qual a diferença entre o MAC e o MAC SE… pode me ajudar?
    Agradeço

    • Kah27/08/2012 às 11:59

      Oi os Mac são os pinceis de cabo comprido com 100% de qualidade, os SE são kits de viagem, promocionais, de cabo curto e a qualidade também é um pouco inferior :D

  56. Paula25/08/2012 às 12:48

    Acho que é o primeiro comentário que faço em algum blog, porque realmente não teve como não comentar. Estava procurando por dicas sobre pincéis para comprar um que realmente fosse bom; li várias resenhas, todas super resumidas, no final ainda fiquei com muitas dúvidas. Finalmente achei este post super esclarecedor.
    Quero agradecer pela perfeição de suas colocações e a paciência de escrever tão detalhadamente sobre o assunto.

    • Kah27/08/2012 às 11:16

      Eba!! Que bom que gostou!! =DD

  57. Silma Araujo04/09/2012 às 17:57

    Adorei o post, bem detalhado..tirando toodas as duvidas.. parabééns!

  58. Anneliza05/02/2013 às 09:43

    Resenha maravilhosa! Tirou muitas dúvidas quanto aos pincéis MAC versão normal e os SE. Agradeço e parabéns! Bjsss

    • Kah06/02/2013 às 01:41

      Obrigada sua linda! Beijokas ^^

  59. Daniele13/03/2013 às 23:12

    Gostaria de saber sobre os pincéis da Coastal Scents? O que acham? Estou fazendo um curso de maquiagem profissional e ouvi falar dessa linha de pincéis, o que acham?

  60. Bruna Gonçalves29/03/2013 às 22:12

    Gostei bastante do post. Tenho apenas 4 pincéis da Mac e eu os amo!! Meu preferido é o de aplicar base o 190, mas tenho 116, 150 e o 217. Na verdade amo todos!! rs
    Da Sigma tenho um kit com 12 pincéis o Make me cool, além dos F65, E25, F80, F82 e F84. Também tenho o pincel de sombra da Avon e gosto demais. E por fim um pincel chanfrado da O Boticário que gosto muito! Confesso que pincéis, maquiagens e afins são extremamente viciantes. Sou completamente apaixonada por makes e o resultado disso é que resolvi fazer um curso profissionalizante de maquiagem no Senac. Espero que supere as minhas expectativas!

    Beeeiijoooss!!! :)

    • Kah02/04/2013 às 22:29

      É assim mesmo que tudo começa!!! ;)

  61. Sissa19/04/2013 às 13:08

    Não trabalho com maquiagem( Sou dentista) e comecei a amar maquiagem. Fiz um kit c pincéis da MAC que odiei. Achei duros e toda vez que ia usá- los, deixavam pelos no meu rosto que tinha que ficar catando depois. Fiquei indignada pelo fato de ser MAC e terem essa qualidade ruim w por serem caros, automaticamente deveriam ser bons. Acabei dando alguns. Há uma semana chegaram os meus da sigma e estou a- man- do!!! Macios, não soltam pelo(até agora nenhum) e dão acabamento espetacular. Minha mãe, irmã e cunhada acham o mesmo que eu. Apesar do nome da marca, não indico comprarem pincéis MAC.

    • Kah19/04/2013 às 20:50

      Obrigada por partilhar! ;)

  62. angela22/04/2013 às 22:37

    Ka, semana que vem irei visitar uma cidade que contem a MAC e gostaria de saber qual melhor pincel deles para esfumar uma sombra vc acha :$
    Sou meio iniciante/intermediaria no ramo da maquiagem hahahahaha’
    e estooou louca para comprar outro pincel da mac depois do duo fiber kkk’

    Me ajuda?

    • Kah26/04/2013 às 11:35

      Linda, gosto MUITO do 224 mas pega todos os redondinhos e vê qual encaixa melhor no seu olho <3

  63. Roberta02/05/2013 às 11:01

    Linda,
    Faz um post explicando o uso de cada pincel e quais da Sigma que equivalem a quais da MAC! Tipo o da Camila Coelho!

  64. Livia C.13/09/2013 às 14:23

    Adorei o comparativo. Muito útil e esclarecedor. Só tenho mais uma dúvida com relação a pincéis: você lava o pincel logo após usar? Porque, por exemplo, eu tenho um pincel de sombra, que uso para passar uma sombra clara. Mas não tenho muitas opções e preciso lavar pra usar uma sombra escura. Mas ele molhado não funciona bem. Enfim, minha questão é: como fica a lavagem dos pincéis?
    Obrigada

    • Kah17/09/2013 às 13:52

      Tem um post no blog falando sobre isso mesmo! E não dá pra usar molhado nao, só se for pigmento. Tem que esperar secar mesmo…Por isso que costumo ter vários pincéis! ;)

  65. Kari02/06/2014 às 01:44

    Estou super decepcionada com a Sigma! Depois de ter lido tantos elogios a respeito dos pincéis da Sigma, resolvi comprar no começo do ano e só depois de quase 6 meses recebo o produto em casa com uma taxa de R$ 231,99 para pagar. Não é justo um simples jogo de pincéis ter saído mais de R$500,00 reais pra mim. Só comprei um valor maior que $50,00 dólares porque li em diversas resenhas que a Sigma declarava um valor menor ao real, ou então eu jamais teria comprado um valor tão alto em dólar correndo o risco de ser taxada. Estou enviando um email agora pra Sigma com o comprovante da Receita Federal. Espero uma resposta da Sigma.

    *Vou fazer este mesmo comentário em diversas resenhas de blogs pra que as pessoas não sejam enganadas como eu fui! :(

    • Kah03/06/2014 às 12:14

      Oi Kari, espero que consiga logo uma solução.. =//

  66. Kari02/06/2014 às 01:47

    Não resisti e voltei pra fazer um novo comentário: AMEI o gorducho rosa do Goku passando batom ownnt ^^ meu desenho de infância XD Disponibiliza ele pra download!

    • Kah03/06/2014 às 12:14

      Huahuahuahuaaaa….
      Obrigada ^^

  67. carol colares01/08/2014 às 21:56

    minha linda quero comprar uns pinceis mac coringa de investimento pra vida … vc teria uma dica de quais pinceis mac são os coringas que não podemos deixar de ter?

Envie seu comentário!
Todos os comentários aguardam moderação.
Quer colocar foto nos seus comentários? Clique aqui!

Ir para
o topo