Bijuterias que contém alta concentração de Substâncias Tóxicas

bijuterias que fazem mal a saúde

Uma reportagem divulgada ontem no Fantástico advertiu sobre a alta concentração de substâncias tóxicas nas bijuterias. Como não sei se todo mundo viu, e a reportagem é muito bacana e tem tudo a ver com o que falamos aqui, resolvi falar um pouco disso aqui também.

A gente vive comprando bijuteria por aí. Eu gostava de comprar peças baratinhas porque eu perco ou enjoo delas muito fácil. Mas nem sempre as peças baratinhas são boas para a nossa saúde.

O problema todo é uma substância chamada Cádmio. Essa substância é um metal muito tóxico que está a nossa volta. Ele é liberado na queima de combustíveis e descartado no meio ambiente. A gente acaba ingerindo ou inalando essa substância que é praticamente um veneno, e nos casos mais graves do acúmulo de cádmio no organismo, a pessoa pode desenvolver até câncer.

O Fantástico apreendeu 24 bijuterias de um carregamento que veio da China e era vendido em uma lojinha. Das 24, 14 continham a presença de cádmio em níveis de 32-39% da liga metálica.

Para você ter ideia do perigo, nos USA o máximo de cádmio permitido em bijuterias é de 0,03%, e na União Européia apenas 0,01%.

Quando usamos uma bijuteria com essa substância, o organismo absorve e ela se acumula nos rins. O problema todo é que a quantidade que o organismo consegue expelir é 100 vezes menor que a que conseguimos ingerir.

A matéria alertou para o uso de brincos, já que a dobrinha da orelha é super sensível e tende a absorver boa parte da substância contida no metal. Também alertou sobre crianças usando bijuterias, já que elas tem mania de colocar a mão nelas, e depois na boca, ou leva-las diretamente na boca para mastigar.

Para ler a matéria completa do Fantástico, clique aqui.

Essas bijuterias são as mesmas que compramos baratinhas por todo o Brasil, ou na 25 de março, no ebay e em muitos outros lugares. É impossível ter certeza da procedência do material que está sendo usado nelas, já que não temos conhecimento nenhum sobre quem fabrica ou garantia de que não vá causar danos à nossa saúde.

As vezes, na vontade de ter muita variedade, a gente peca por comprar peças muito baratinhas, que logo ficam pretas ou estragam, e que, além disso, ainda podem fazer mal à nossa saúde. Talvez a solução para esse problema, seja ter poucas peças boas, nas quais você confia na qualidade.

E infelizmente, o preço elevado de uma loja não garante que a bijuteria não contenha esses materiais. O ideal é que a loja ofereça garantia das peças, e que você realmente confie nela.

E agora, o que fazer com esse monte de bijuterias?

Leia mais sobre
Kah
Post em 18/11/13 por:
102
Comentários
posts relacionados
  1. Sarah evangelista18/11/2013 às 01:24

    Boa pergunta… Tenho uma q amo, um ponto de luz de zircônio enorme, mas q ta ficando preto.. Deve ta puro a cádmio. O q fazer?
    Obrigada pelo alerta Kah. É por isso q amo teu blog! ❤

    • Kah18/11/2013 às 10:29

      Provavelmente não usar mais .. =(

  2. Ludmila Francisco18/11/2013 às 01:28

    Eu vi a matéria e fiquei assustada, juro! Pois sempre usei bijuterias e, no final do ano passado, tive pedra nos rins. Até cheguei a pensar se teve alguma relação com o uso… mas sei lá, né?
    Será que isso é um adeus às compras de bijus na 25 de Março? :(

    • Kah18/11/2013 às 08:38

      O difícil é que a gente não tem como saber oq é tóxico e o que não é, porque não tem fiscalização né =/

  3. Hannah Silveira18/11/2013 às 01:33

    Tenso isso já faz tempo que não compro biju baratinhas no máximo uso folheados, vendem muito por aqui “Meu Visual” com saúde não se brinca né!

    • Kah18/11/2013 às 08:39

      É eu tb só tenho usado uns foleados, mas pq comecei a ficar irritada ultimamente com comprar peças que vc pode usar 5x e elas ficam pretas hahahah

      • adriana18/11/2013 às 17:11

        Tenho muita experiência em folheados , tem muitos de ótima qualidade e que são lindos e tem ótimo preço é so saber comprar , agora o que não pode é acreditar em muitos folheados por ai que se vende por 3 por 10,00 , impossível este valor . Sempre que for comprar folheados pergunta para a vendedora : quantos milésimos de banho a peça tem ? acima de 3 milésimos é muito bom . bjos

  4. Ana Clara18/11/2013 às 01:45

    Quero te desanimar não Karen, mas acredite, as hortaliças, entre outras que vc e todo mundo come tem grandes concentrações de do cádmio entre outras substâncias bioacumulativas e consequentemente cancerígenas. Minha dica é não se estressar com isso, até pq o ar das grandes cidades do Brasil que a gente respira todo dia faz muito pior pra saúde do que usar um brinco da China. Te falo isso pq já estudei e trabalhei com isso, se tiver uma regulamentação por parte da Anvisa melhor ainda, mas não precisa de tanto alarde assim, na minha opinião.

    • Kah18/11/2013 às 08:39

      Obrigada pela dica Ana, a gente não tem conhecimento e não tem muita matéria sobre isso né!?
      Quando a gente lê ou assiste sobre essas coisas em algum lugar ficamos com medo, mas infelizmente não tem fiscalização sobre nada né?

  5. Bia18/11/2013 às 03:16

    Preguiça dessa falta de fiscalização das coisas no Brasil.

    • Kah18/11/2013 às 08:41

      Eu acho que eles gastam tanta verba com coisa e fiscalização inútil, e pro que importa mesmo ninguém faz nada

  6. Ana Carolina18/11/2013 às 03:16

    Sério, tem anel que comprei por um real!! Esses abaixo de 10, vou jogar fora!

    • Kah18/11/2013 às 08:41

      Tb joguei, fiquei com medo =/

  7. Fernanda18/11/2013 às 08:33

    Kah, muito boa a matéria! Também vi a reportagem do Fantástico, tenho várias bijus compradas da China e depois de saber isso não tenho mais coragem de usar. Ás vezes, o barato sai caro…

  8. Juliana18/11/2013 às 08:59

    “O Fantástico apreendeu 24 bijuterias de um carregamento que veio da China e era vendido em uma lojinha. ” Olha, só para esclarecer: o Fantástico não tem nenhum poder para apreender nada de ninguém. Quem fez a apreensão e solicitou a análise das bijuterias foi a Receita Federal.

  9. Juliane18/11/2013 às 09:03

    Se parar pra pensar a maioria das bijus mais “vagabundinhas” fazem mal. Já repararam que alguns oxidam em pouco tempo mesmo se não entrarem em contato com a água ou outros produtos como cremes hidratantes e etc? Algumas pessoas (tipo eu) não pode nem chegar perto desse tipo de acessório que já dão alergias, inflamações. Na verdade, estamos expostas a esse tipo de risco desde sempre quando compramos alguma coisa sem nenhuma garantia. Essa matéria serviu pra alertar sim, mas não é de hoje que bijus acabam fazendo mal pra algumas pessoas. Eu não tenho quase nada de acessórios porque eu não tenho muita grana pra ficar investindo sempre em joias ou semi joias, como eu nunca sei o que vai me dar alergia, acabo nem comprando. A Ana Clara falou das outras coisas que tem essa substancia, mas esse tipo de coisa, as bijus baratinhas, são uma coisa que podemos evitar. Sempre que eu vejo alguém comprando biju em lugar que vende barato eu pergunto se a pessoa não tem medo de dar ruim (logico que eu pergunto pra quem eu conheço) e quando eu vou comprar sempre olho bem a peça, não adianta muito, mas me tira um pouco do peso na consciência.

    • Kah18/11/2013 às 10:21

      É.. serviu de alerta mesmo! ;)

  10. Camila18/11/2013 às 10:58

    Quando eu era criança (uns 6 anos) tive uma reação alérgica aqueles brinquinhos de criança. O negócio foi tão bizarro, que minha orelha ficou insensível, inchou de tal forma que o brinco ficou enterrado. Minha mãe teve que cortar o brinco com um alicate. Desde então não uso bijouterias. Fiz teste de alergia e tenho grau extremamente alto de reação alérgica a qualquer coisa com níquel. Bijous são, na grande maioria, ricas em níquel. É um metal mais barato. Dica da minha médica: procurar peças feitas em aço. São um pouco mais caras (nada extraordinário), ou com o pino e tarracha (que ficam em contato direto com a orelha) feitas em aço cirúrgico. São peças mais duráveis. Fica a dica.

  11. Franci Pacheco18/11/2013 às 11:38

    Eu vou continuar usando! Até porque no fantástico mesmo, falaram que não vai ser proibido, isso é apenas mais um jeito do Brasil ganhar dinheiro, já que no fim da matéria o que ficou BEM claro, é a cobrança de tributos em cima das bijus!

  12. Fernanda Fróes18/11/2013 às 11:53

    Só não entendi uma coisa…como falaram que nos Estados Unidos é proibido a venda se a Forever 21 vende milhões de bijouterias baratíssimas???
    Dúvido muito que não venham da China! Forever 21, H&M… e tem uma outra rede de bijus que vi milhares de lojinhas….estilo uma Accessorize pobrinha…não lembro o nome… =/
    Pra mim essas reportagens do Fantástico são todas compradas…
    Acredito que o cádmio faça mal realmente, mas ele está presente em várias outras coisas!

  13. Fernanda18/11/2013 às 11:55

    Kah, como devemos nos comportar a partir de agora com as compras feitas em sites como Aliexpress !?

    • Kah21/11/2013 às 21:10

      Fer eu não sei oq vou fazer ainda =/

  14. Fernanda Fróes18/11/2013 às 11:59

    Lembrei o nome da loja…é a Claire’s =)
    http://www.claires.com/store/us?override=true

  15. adriana18/11/2013 às 12:23

    A exposição ao cádmio nos humanos ocorre geralmente através de duas fontes principais: a
    primeira é por via oral (por água e ingestão de alimentos contaminados), e a segunda por
    inalação. Os fumantes são os mais expostos ao cádmio porque os cigarros contêm este
    elemento.
    A aplicação de certos fertilizantes ou de excrementos de animais no solo destinado ao
    cultivo de alimentos pode aumentar o nível de cádmio que, por sua vez, causa um aumento
    no nível deste elemento nos produtos cultivados. O cádmio não é encontrado em
    quantidades preocupantes na água, entretanto pode ser contaminada quando flui através de
    encanamentos soldados com materiais que contêm este metal ou quando entra em contato
    com lixos químicos.
    A fonte mais importante de descarga do cádmio para o meio ambiente é através da queima
    de combustíveis fósseis (como carvão e petróleo) e pela incineração de lixo doméstico.
    Fumar é outra importante fonte de exposição ao cádmio. Como as demais plantas, o tabaco
    contém cádmio que é inalado pelo fumante. Muitos fumadores contêm o dobro de cádmio
    em seus organismos comparado aos não fumadores.
    O cádmio entra na corrente sanguínea por absorção no estômago ou nos intestinos logo
    após a ingestão do alimento ou da água, ou por absorção nos pulmões após a inalação.
    Muito pouco cádmio entra no corpo através da pele. Usualmente só é absorvido pelo
    sangue aproximadamente 1 a 5% do cádmio ingerido por via oral, entretanto é absorvido de

    • Kah18/11/2013 às 15:32

      Obrigada pela informação!

  16. Monique F.18/11/2013 às 13:28

    Com certeza vale a pena pagar um pouquinho a mais, e comprar uma peça de qualidade, com garantia oferecida pela loja. Além de podermos confiar, não vai ser aquela peça de 5 usos e lixo, a durabilidade é incomparável! Também acho que o Brasil investe em tanta verba pra fiscalizar coisas desnecessárias e com o que realmente interessa ninguém faz nada. Você sabe dizer se no Brasil tem algum limite máximo, como nesses outros países? Pq se é uma substância tóxica deveria ter ne… Beijos Kah adoro você linda!!

    • Kah21/11/2013 às 15:31

      Não sei amore.. =/
      Beijos <3

  17. Lanny18/11/2013 às 13:38

    Eu vi esta matéria, fiquei super preocupada e acho até que vou jogar tudo que tenho de Bijus fora :/

    • Kah21/11/2013 às 15:29

      É melhor mesmo se não confia na loja que comprou!!! ;))

  18. Juliana18/11/2013 às 14:07

    Esqueceram de falar na reportagem que o Cádmio está presente no cigarro:
    “…O cádmio entra na corrente sanguínea por absorção no estômago ou nos intestinos logo após a ingestão do alimento ou da água, ou por absorção nos pulmões após a inalação. Muito pouco cádmio entra no corpo através da pele. Usualmente só é absorvido pelo sangue aproximadamente 1 a 5% do cádmio ingerido por via oral, entretanto é absorvido de 30 a 50% quando inalado.
    Um fumante que consome um maço de cigarros por dia pode absorver, durante esse tempo, quase o dobro de cádmio absorvido por um não fumante.”
    Fonte: Wikipédia

    As pessoas se deixam iludir pela Rede Globo, engolem tudo com farinha o que a Globo diz e não procuram saber a veracidade das informações.

    Fica evidente que essa reportagem serviu para incomodar a indústria das Bijuterias, justo antes do Natal? O pior é que todo mundo acredita…

    • Kah18/11/2013 às 15:30

      Oi Juliana, MUITO obrigada pela informação! O cigarro é super tóxico mesmo mas não sabia que ele tinha cádmio tb!
      Então eu acredito em poucas coisas da globo, pq já vi e comprovei muitas coisas que eles reportaram do jeito que fica melhor pra eles. Mas achei a reportagem um bom alerta que realmente devemos ficar de olho :)

  19. Thais18/11/2013 às 14:16

    Nunca tive problemas com alergias a bijuterias. Tinha muitas!
    Ate que um tempo pra cá alguns brincos começaram a dar vermelhidão na minha orelha. Aposentei todos na caixinha… Pensei que era falta de costume de usar brincos. Mas não, era o material mesmo. Ate que comecei a comprar brincos e correntinhas de prata e / ou ouro puro. De joalherias conhecidas e com certificados de garantia ou pessoas que fabricam peças de ouro e prata conhecidas. Nunca mais tive uma coceirinha se quer hehe
    Muito bom ficar de olho!
    As vezes o barato sai caro. pra saúde

    • Kah18/11/2013 às 15:29

      Eu tb tenho esse problema, eu posso usar folheados que dá certo mas bijus mesmo me dão alergia =/
      obrigada linda

  20. Jaqueline Pasa18/11/2013 às 14:23

    Realmente deveria melhorar a fiscalização, já que esse é uma coisa que podemos evitar. Mas infelizmente nem todos podem ter peças caras. E também é grande ironia pensar que por ser caro estamos salvos de toxinas, existem mil pessoas vendendo material de qualidade garantindo que é bom e na hora que você usa não é nada disso. Assim como também tenho brincos da China baratos e comprados a bastante tempo que nunca deram nada. Mas sou a favor de uma melhor fiscalização, pois muitas pessoas utilizam as bijouterias e é algo que se pode controlar.
    Ah sim, outra coisa bem legal seria receber indicações de onde comprar suas bijouterias com segurança! Teria algum site para indicar? Beijos e adorei o alerta!

    • Kah27/11/2013 às 13:37

      Jaque eu compro muito com a dani pinheiro! La eh semi joia mas nunca nada ficou preto nao importa o quanto eu use sabe?

  21. Mônica Ramos18/11/2013 às 15:04

    Boa tarde. Que absurdo essa liberdade que o governo brasileiro dá para a entrada de produtos estrangeiros sem nenhuma lei que regularize essas entradas, e sem nenhuma inspeção. Não poderemos estranhar se mandarem para o brasil uma arma química, do jeito que o Brasil está sendo vigiado, monitorado até chegar ao ponto de terem acesso às correspondências da presidência da República e imaginem se mandarem no formato de bijuterias. Que absurdo essa fragilidade, insegurança total, desleixo com a saúde de cidadãos. Absurdo a resposta e frescura da Anvisa. Brasil, país dos absurdos. Indignada!!!!!!!!!!

  22. Andréa sem i18/11/2013 às 15:08

    Fui dar uma olhada na Wikipedia sobre esse assunto e achei a informação que o cádmio é muito pouco absorvido pela pele…
    O perigo é mais em crianças que podem pegar nas bijus e levar pra boca mesmo né? Serviu o alerta, mas acho que não se deve ter muita paranoia, só não usar essas bijuterias por muito tempo e em grande quantidade!

    • Kah18/11/2013 às 15:28

      Ah sim! Eu pensei muito no perigo na orelha que realmente pode estar machucada, a minha vive inflamada daí só posso usar folheado, mas se eu usasse bijus com a orelha inflamada acho que seria bem mais perigoso

  23. Jacqueline18/11/2013 às 15:15

    Eu adoro a Morana. Acho uma loja confiável, as bijuterias não estragam, ainda que usadas com perfume e água…e o preço é bom. Mas não dá pra saber a procedência, de repente se ligar no sac consigo saber…

    • Kah18/11/2013 às 15:27

      Tb gosto!! Comprei uns anéis lá que nunca ficam pretos *_* Mas a morana dá garantia das peças né, eles não dariam garantia se tivesse algo errado eu acho

    • Ana18/11/2013 às 16:15

      Se tem cádmio ou não, eu não sei, mas as peças dá Morana dão alergia, sim. Ou seja, tem concentração alta de níquel.

  24. Cláudia18/11/2013 às 15:23

    Eu SEMPRE tive muita alergia à bijuterias, quando era mais nova e mais pobre sofria muito com orelha inflamada, dedos coçando, entre outras coisas, até que desisti de usar por não ter dinheiro pra comprar coisas melhores.
    É só ter uma coleção menor e mais seleta, como já foi dito. De ouro não tenho nada porque ainda não to podendo hehe, mas não sinto falta do dourado na minha vida. Então eu uso só joias de prata, o metal é lindo e muito em conta. Além de durarem a vida inteira e ainda valer uma graninha caso eu queira passar adiante.
    E parabéns por estar sempre antenada em tudo que envolve o mundo da beleza. Bjão Kah

    • Kah18/11/2013 às 15:27

      Eu tb nao tenho $ pra comprar coisas de ouro hahhahaha entao tenho algumas coisas em prata e MUITOS folheados! *_*

  25. Juliane18/11/2013 às 15:38

    Detalhe que essas substâncias só foram descobertas pq a Receita queria investigar fraude fiscal, por isso interditou a mercadoria!!! Pq nem o senhor PRESIDENTE da ANVISA tá ligando com quem usa ou deixa de usar e o risco que essa substância provoca. Será que ele não entende a preocupação dos EUA e da Europa, não?!
    Eu não uso bijus, mas estou indignada!
    - Esse é o nosso querido Brasil!!!

  26. Mariana18/11/2013 às 16:29

    Gente, pelo amor de Deus!!!! Kah, ate tu???

    Ta na cara que essa reportagem foi comprada! Qual o interesse da globo?? Será que TUDO que aparece no Fantástico é verdade? A própria Anvisa não se mostrou preocupada com isso pq o tal do CADMIO (que ninguém sabia da existência até hoje) só é extremamente prejudicial qdo inalado ou ingerido via oral! Pouquíssimo CADMIO entra no corpo através da pele!!

    Nossas mães e tias foram hippies, usaram bijoux baratas, nós mesmas usamos isso direto e ninguém nunca morreu disso!!

    É triste ver como o povo engole tudo que a Rede Globo vomita como verdade absoluta!

    Uma pena!

    • Kah21/11/2013 às 15:41

      Será????
      Hsushushushussaa…

  27. Lídia18/11/2013 às 18:03

    SEMPRE sofri com alergia a bijuteria de todos os tipos até os folheados, então só posso usar jóia, e olha, prefiro ter poucas e de boa qualidade que vão durar a vida inteira.

  28. Cristiele18/11/2013 às 19:13

    Vira e mexe eu reflito sobre qualidade x quantidade das coisas… ás vezes é melhor ter algumas coisas de boa qualidade que vai durar do que comprar várias que vão durar alguns meses. Mas você paga a qualidade, eu acabo preferindo economizar o $ da quantidade e pagar a qualidade.

    • Kah21/11/2013 às 15:55

      Vale muito mais a pena mesmo! =D

  29. Hannah Ralha18/11/2013 às 19:29

    Oi Ka, sempre leio o blog mas acho que nunca comentei por aqui. O Cadmio é pouquíssimo absorvido pela pele, pois ele se liga à queratina que impede a sua absorção. Sendo assim, é muito difícil que o cadmio presente nas bijuterias entre na nossa corrente sanguínea e cause algum dos males que ele poderia causar quando ingerido ou inalado.
    Claro que precisamos de um controle melhor sobre as peças que entram no Brasil, principalmente por causa do uso infantil… mas não vejo porque esse alarde todo que o Fantástico fez! Espero ter ajudado!

    Fonte da informação: Metals and the Skin: Topical Effects and Systemic Absorption, disponível no Google Books para leitura.

  30. Tatiane Nascimento18/11/2013 às 19:40

    Eu vi a matéria e fiquei assustada! Nunca tive problemas com alergias a bijuterias e olha que só tenho biju!

    • Kah21/11/2013 às 15:56

      Eu também fiquei bem assustada..

  31. Daiane18/11/2013 às 19:46

    Acho que o Fantástico na realidade falou mas não explicou muita coisa afinal o Cádmio é encontrado em tantas coisas que não é uma simples bijuteria que irá causar câncer, quantos milhares de fumantes há no mundo e existe no cigarro , o ar que respiramos existe , o tomate e muitos outros alimentos também , então se tem condições de comprar Ouro fique a vontade , agora trabalho com biju há anos e nunca tive nenhum problema com isso . Essas reportagem só favorecem a classe que para eles interessam , então pesquisem antes de tirar conclusões…

  32. Carol18/11/2013 às 20:24

    Acho que tem que se ter cuidado também pq a Globo, na minha opinião, não é flor que se cheire. Vi algumas reportagens por aí de um pessoal “protestando” sobre mercadorias chinesas porque era impossível concorrer com o preço delas, pela mão de obra barata, e tavam querendo tirar as mercadorias chinesas do país ou algo assim. Não me impressiona se essa reportagem for só pra tentar diminuir a venda de mercadorias chinesas por aqui e o pessoal voltar a comprar coisas mais ~nacionais~.

  33. M arina18/11/2013 às 22:36

    O Brasil tem cada vez mais barrado e dificultado importações, acho que isso pode ser uma jogadinha, sabia? A Globo é aliada e a fonte principal de informação. De fato, a bijuteria solta, mas é uma coisa tão, tão antiga e que veio à tona agora na crise que o Brasil está passando. As pessoas estão deixando de comprar a biju que é fabricada em SP, por exemplo, que valoriza o comércio local para comprar uma da China, que por mais que espere 2 meses, é mais barata e pode comprar em grande quantidade que vai ser algo diferente e em conta.

    Agora vamos ver, depois de tantos anos que muita gente usa biju desde criança, nunca vi nenhuma notícia relacionada a um rim com problema ou câncer por causa disso, pois teriam achado o laudo muito fácil.

    E foi o que falaram também na reportagem quanto à nota: o cara compra $1000, mas o chinês coloca como se tivesse comprado $200. Tá declarado. Então o comprador vai ter que pagar 60% deste imposto ao invés de pagar o valor real, o que é “preju” pro governo (preju o escambau, né… só querem imposto alto do povo).

    Enfim, acho isso muito cricri de sair agora na mídia, o país tá em crise e isso muita gente sabe, meu pai é representante de vendas e trabalha com lojistas e sabe como é que estão as coisas (e não é algo importado).

    Beijo!

    • Kah21/11/2013 às 15:59

      Estou começando a pensar nisso tambem..

  34. Fernanda19/11/2013 às 01:15

    Td ficou mto claro agora… a Anvisa tá pouco de lixando pras pessoas!
    Se o Cádmio não fosse tão perigoso assim, nem os EUA e nem a Europa teriam proibido nível elevado desse elemento… hunf (¬¬)’

  35. Dani19/11/2013 às 09:45

    É importante lembrar também que aqueles produtos apreendidos no Brasil, são o resto que os Estados Unidos ou a Europa não aceitaram. É sempre assim, o resto vem para o Brasil! Além de ser de péssima qualidade muitas vezes esses produtos são frutos de trabalho escravo! Não tem como uma bijuteria custar o preço de uma água mineral! Fiquem atentas! Como um produto que tem custos como: Matéria prima, mão de obra, transporte e impostos, pode chegar ao preço final de R$2,00 por exemplo? Tem algo errado aí, e por mais q estejamos distantes dessa realidade, não podemos fechar nossos olhos para isso. Quem compra está compartilhando dessa desumanidade! Precisamos nos informar antes de comprar!

  36. Luiz19/11/2013 às 11:04

    O que a reportagem não fala é que muitas das peças chinesas vem também com alto teor de chumbo, pois são feitas de ligas que vem da recuperação da solda de aparelhos eletrônicos reciclados, vindo parar em países sem lei, como o Brasil.

  37. Fabrizia19/11/2013 às 21:54

    Kah
    O fantástico não apreendeu nada, quem fez a apreensão foi a Receita Federal.
    O fantástico apenas divulgou a matéria.
    Bjos

    • Kah21/11/2013 às 12:33

      Obrigada pela informação!!

  38. Gabriela20/11/2013 às 11:29

    Nossa, Kah. Fiquei preocupada agora! Será que as bijus que eu uso são muitos tóxicas? Eu geralmente compro em lojas como Morana, Baloné… O que você acha?

    • Kah21/11/2013 às 12:26

      Acho que essas marcas são bem confiáveis ainda mais a morana que dá certificado e tudo né

  39. Lilian20/11/2013 às 23:20

    Fiquei com uma dúvida, será que comprar biju nos EUA ou Europa é mais seguro? Se for, as amigas terão uma encomendo a mais..rs

    • Kah21/11/2013 às 12:20

      Entao amor acho que comprando de um lugar que você CONFIA é né, e nos EUA e Europa é regulamento e essas coisas não entram lá

  40. Gislene21/11/2013 às 11:37

    O intuito da matéria do Fantástico, nem era tanto dar alarde sobre o cádmio. A preocupação maior é que os produtos estão entrando no Brasil com um preço inferior ao pago, o que impede a Receita de tributar corretamente. É complicado, por exemplo, para quem trabalha com montagem de bijouterias, saber se o produto que ela compra tem cádmio. Afinal, ela não é formada em química e o fornecedor pode garantir que não tem e ela sem ter como confirmar, acreditar. Não é a mesma coisa que os produtos de escova progressiva (outra matéria do Fantástico), que mesmo o profissional não sendo formado em química, tem como perceber que tem formol pelo cheiro e a irritação que dá nos olhos e garganta. Acho que as pessoas tem que tomar cuidado em realmente comprar produtos que elas confiem, mas a verdade é que o Brasil (governo) está muito incomodado que a China tem tido um mercado muito forte aqui. E cá pra nós, o quê, hoje, não é feito na China? Vamos deixar de usar tudo quem vem de lá? Vamos voltar para pré-história então.

    • Kah21/11/2013 às 12:17

      Ah eh com certeza
      eu amo comprar no ebay direto da china e hoje tem tantos sites como aliexpress aí vendendo as mesmas coisas que compramos aqui por R$50 por R$5

  41. Temylin21/11/2013 às 15:10

    olá Kah, adorei o post.. mais eis a dúvida.. como saber se a biju tem ou não a substancia?? o indicado é só usar ouro/prata legítimos??? .. amoo minhas bijus :( .. beijooo , amo o blog

    • Kah27/11/2013 às 13:42

      Eh então nao tem como saber =/

  42. Denise Sousa21/11/2013 às 15:19

    O problema maior é que no Brasil, pelo que entendi, não existe uma regra para regulamentar as quantidades de cádmio permitidas. Ou seja, eu não sei se posso confiar em mais nenhuma bijuteria vendida aqui. Será que as fabricadas no Brasil, tipo as que vendem em lojas de departamento como C&A, Renner e etc são seguras???? Essas baratinhas que vem da China eu não compro nunca mais, embora eu saiba que muitas coisas, até mesmo o ar das cidades grandes fazem mal, o que eu posso fazer para me expor menos a essas substâncias eu faço. Será que podemos confiar nas made in Brazil?

    • Kah02/12/2013 às 11:33

      não sei te dizer denise, porque é realmente impossivel saber!!!! :O

  43. Bárbara21/11/2013 às 16:27

    Kah, mas como eu vou saber quais bijus que eu tenho em casa tem essa substância?

    • Kah21/11/2013 às 20:56

      Não sei amor, infelizmente não tem um teste que a gente possa fazer =/

  44. Genu25/11/2013 às 17:30

    Infelizmente existem grandes marcas usando esse tipo de produto ,,,90% das Biju tem esse metal ….consulte um ourives …

    https://www.facebook.com/ateliesarepta

  45. Alessandra30/11/2013 às 19:16

    Olá, vendo semi jóias e o preço dessas bijuterias da china é desleal. Minhas semi jóias são feitas de metal nobre e banhadas a ouro ou prata e o preço que pratico é justo mais as da china é de graça, tava na cara que tinha algum problema, só acho que as autoridades teriam que fazer uma lei pois o problema real é com a saúde.

  46. servico ao cliente bol04/12/2013 às 00:45

    Se os produtos da China são tão ruim assim, cheios de material tóxico (uuuaaaaahhhh !!). Porque na China não morre tanta gente contaminada, com câncer, com todo tipo de doença cancerígena ou coisa e tal e pelo contrário, aumenta tanto que o governo de lá permite um filho por casal? Será o povo da China são tão ricos qus só usa OURO FINO? E se o governo de lá quer controlar o aumento populacional, porque então não investe nesses materiais pesados para matar um bocado? Então será que de tanto usarem já se tornarem imunes às substancias tóxicas?

    Oh! povo alienado… acreditam em tudo sem fazer uma crítica às informações que ouvem.

    Huuuummm…..

  47. servico ao cliente bol04/12/2013 às 00:48

    Outra coisa! ONDE ESTÃO as pessoas contaminadas que usaram essas jóias da China. …?
    Não tem nenhum fato, nenhuma só pessoa que sirva de pesquisa? Já ouviram dizer que contra fato não há argumento? Então!

  48. Marina05/12/2013 às 20:05

    A Avisa publicou uma nota que começa bem assim “A carga de bijuterias retidas no Porto do Rio de Janeiro, oriundas da China, e que têm presença do metal pesado cádmio em sua composição, não representam risco iminente e nem agudo aos usuários destes produtos.”
    Para quem quiser ler http://portal.anvisa.gov.br/wps/content/anvisa+portal/anvisa/sala+de+imprensa/menu+-+noticias+anos/2013+noticias/nota+conjunta+da+anvisa+e+senacon+sobre+cadmio+em+bijuterias+da+china
    Na minha opinião isso é um tremendo sensacionalismo da globo. A globo tem uma mania de controlar o povo facilmente dizendo qualquer coisa… Isso pode até ser uma ação para valorizar o comércio interno e diminuir as importações. Claro que isso não seria necessário se os impostos brasileiros não fossem altíssimos.
    Enfim, não acreditem em tudo que passa na globo.

    • Kah09/12/2013 às 10:46

      É verdade, nem tudo que se fala na tv tem credibilidade =/

  49. Gilce22/12/2013 às 13:50

    Será que as vendidas no Aliexpress com preço de 10,00 ou 20,00 e que na descrição fala em 18 k possuem esse material também??? Na real eu nunca comprei mas tenho vontade, mas não acredito que seja 18k mesmo, se não tivesse esse material já estava bom.

  50. Joana08/01/2014 às 17:28

    O pior é que se você compra ouro, esta alimentando uma industria que escraviza e dita pobreza… mata muitos.. Se compra na China também esta financiando a exploração. E no final, sequer sabemos se é seguro, sendo caro ou barato. Fora que muitos são caros, por estarem em determinada loja, mas acabam vindo da mesma fonte.

  51. Marcio Dhulyos Marins16/01/2014 às 13:37

    Essa materia muito boa mesmo,eu tava com uma mas parei de usar estava me dando alergia,e depois da materia eu fiquei preocupado com isso

  52. Eduarda26/02/2014 às 01:09

    Ola tenho uma loja de semijoias antialergicas e me preocupo com isso, principalmente pq tenho clientes que tem alergia. Nossas peças tem um material de maior valor pq nao compramos a materia prima em qualquer lugar principalmente para garantir qualidade às nossas clientes. Temos ate dicas bem elaboradas para elas manterem a semijoia em perfeito estado http://www.perolarose.com.br pode conferir!

  53. Rosa03/03/2014 às 22:09

    Não entrarei em desespero por conta disso. No Brasil, cada pessoa ingere em torno de 5 litros de agrotóxico por ano. Isso é um dado assustador. Muitas doenças são causadas por essa quantidade de toxinas que ingerimos. Aos poucos estou tentando mudar minha alimentação, ao menos reduzir a ingestão desses alimentos e incluir orgânicos na minha dieta. Quando comento com as pessoas desse veneno que ingerimos diariamente, elas geralmente falam que orgânicos são muitos caros, mas já percebi que meus gastos com remédio hoje é zero.
    Não pensem que deixando de usar essas bijuterias estarão cuidando da saúde, pois não estão.
    Costumo comprar semijóias da china e não me dão alergia e por outro lado tenho alergia a rommanel. Acreditem! Quase tudo que coloco na orelha me dá alergia e dentre os produtos mais em conta, somente os de aço e algumas semijóias que compro num site chinês a um preço muito mais em conta. Não são de 1,00, mas são baratos e diz ser: ambiental, antialérgico, e ecológico. Talvez eles estejam mais preocupados com os impostos do que de fato a nossa saúde. Se estivessem preocupados com nossa saúde, deveriam rever a indústria alimentícia.

Envie seu comentário!

Todos os comentários aguardam moderação.
Que colocar foto nos seus comentários? Clique aqui!