Guia de Compras Natalinas: Programando | E aí, Beleza?

O final do ano vem chegando e a gente já começa a ficar doido pensando no que comprar para quem, e no que nos dar de presente também.

Mas a maioria das pessoas deixa tudo para a última hora e passa alguns dias procurando o presente perfeito loucamente, sem conseguir achar nada pois as lojas estão muito lotadas e os melhores presentes já estão esgotados.

Pensei em postar um guia de compras dando algumas dicas sobre diversos assuntos e tentando ajuda-los a achar presentes perfeitos. Esse guia vai ter vários capítulos, então se eu não abordei exatamente o que você queria nesse tópico, aguarde os próximos.

Já estamos no dia 17 de novembro, o que nos deixa um pouco mais de 30 dias até o natal. Se o seu objetivo é economizar e comprar presentes exclusivos encomendando de fora, não deixe para fazer isso muito tarde. Como vocês sabem o prazo de encomendas internacionais é de 15 dias à 3 meses. E no final de ano o correio fica um caos. Então se você ainda planeja fazer compras internacionais para o natal, essa é a hora. E se você puder gastar um pouco mais no frete, peça pelo priority mail que está demorando de 10-20 dias para chegar!
Se você tem dúvidas sobre compras internacionais, clique aqui. Se você quer uma lista de sites de compra confiáveis clique aqui.

Muita gente sofre do problema “putz esqueci“. Bem no dia 23 à meia noite você lembra que esqueceu de comprar o presente da Fulana de Tal. E pior, no dia seguinte lembra que esqueceu o da Beutrana também. Uma forma de prevenir isso é comprar algumas lembranças a mais e deixa-las sem nome. Aqui eu aconselho comprar lembranças que você não tem e gostaria de manter, assim se não aparecer nenhum dono para o presentinho, você fica para você mesmo, olha que chato!
Outro meio de prevenir isso é fazer uma lista de pessoas com antecedência. Com o tempo você vai lembrando de novas pessoas e adicionando a lista. No dia de comprar os presentes você tem um guia de todo mundo e pode ir riscando a medida que vai comprando.

Outro problema é saber o que comprar para cada pessoa. Ainda mais quando você tem que decidir 20 presentes de uma vez só. A criatividade acaba e dá vontade de levar camisa/blusa igual para todo mundo. Se você fez a listinha de pessoas com antecedência, pode também ir escrevendo na frente de cada nome ideias de presentes conforme forem surgindo na sua mente. As vezes alguém ainda te diz: nossa estou louco atrás de tal coisa. Pronto, agora você já sabe o que ela quer ganhar. Anote na lista para não esquecer. Geralmente as pessoas dão deixas do que elas querem ganhar, mas se você não anotar, você vai esquecer.

E fiquem tranquilos que nos próximos posts vou dar dicas de onde comprar, o que comprar, essas coisas que todo mundo sempre gosta de saber!

Tente fazer suas compras com antecedência para evitar a muvuca e a falta de opções. Eu sei que isso é impossível para 90% da humanidade que ama deixar para fazer tudo no último dia. Depois se arrepende, xinga todo mundo, diz que compras de fim de ano são um inferno, blablabla. Para evitar isso é simples: compre antes da muvuca chegar.

Por via das dúvidas, é bom comprar embalagens, papel de presente, cartões, caixas, fitas, etc… com antecedência também. Algumas lojas não embrulham presentes, e sinceramente: a embalagem faz toda a diferença. O presente pode ter custado $1,99 mas se você embrulha ele bem lindo, coloca numa caixa com papel de seda dentro, e uma fita por fora, ele fica valendo uns $40! Tem diversos embrulhos chics que você pode fazer por bem pouco $. Quando você cuida do presente, você acaba demonstrando um carinho, e não que você correu na loja e comprou alguma coisa de última hora.
Cartões com mensagens escritas à mão também são muito bem vindos. Talvez você possa encomendar online vários cartões personalizados e ir escrevendo aos poucos. Ou então comprar alguns diferentes em papelarias. Vale até comprar um envelope simples com um papel em branco dentro. Escreva uma mensagem bem bonita e assine com amor.

Na hora de escolher um presente, lembre-se que o valor não importa. Entenda que um presente maior ou menor, mais caro ou mais barato não faz toda a diferença(a não ser que você esteja presenteando uma criança). Não adianta dar um super computador de $2.000 para sua amiga que é super patricinha e ficaria mais feliz com um gloss de $15. Na hora de comprar pense na pessoa que você pretende presentear e no tipo de presente e embalagem que ela gostaria de receber.
Anote todas as idéias, mesmo as idéias que forem mais caras, as lojas costumam entrar em liquidação no final do ano e as vezes você consegue encontrar o presente ideal por um valor bem abaixo da média.
Nessa hora de procurar em liquidações, cuidado com as ofertas. Não quer dizer que por aquele computador estar com 50% de desconto ele vai ser um melhor presente para sua amiga patricinha do que o gloss. Não se iluda achando que a pessoa vai gostar menos ou mais do produto só por que ele foi mais caro(mesmo que ela não saiba que você comprou na liqui). O que realmente vai fazer a diferença é o quanto você conhece ela e o quanto você ouviu ao longo do ano o que ela realmente queria e lembrou na hora de presentear.

Não esconda o que você quer ganhar. Essa é uma dica principalmente para as mulheres que passam o ano inteiro desejando o produto X mas esquecem de contar para o marido, pai, irmão, tio, namorado. Daí ganham um presente nada a ver e ficam choramingando que eles erraram o presente. Bola de cristal é uma coisa totalmente mítica, então as pessoas não vão adivinhar o que você quer ganhar. Por isso é importante dar pequenas deixas, e se você tem intimidade com a pessoa, seja direta e diga logo o que você quer ganhar. Assim você economiza tempo e esforço.
Se você tem uma página social(facebook, orkut, twitter, sei lá o que), você pode postar uma wishlist com algumas opções viáveis dentro do orçamento dos seus amigos. Mas gente não é pra mandar diretamente né(tipo: “Oi amiga, já sabe oq vai me dar de natal? Tenho aqui algumas opções pra você…”), é para ser uma coisa sutil. Publique a lista, um nome de produto, alguma coisa do tipo, sem mencionar ninguém(tipo: “Amei esse perfume, entrou para a wishlist de natal”). Quem sabe algum papai noel não realiza seu desejo?
Mas isso também não quer dizer que você deva passar o dia fazendo wishlist. Afinal se você desejar 3894729347283 produtos não vai adiantar nada, pois seus amigos e familiares vão se sentir perdidos do mesmo jeito.
E não esqueça de incluir produtos de todos os valores. Eu sei que você quer muito um batom da MAC de presente, mas a maioria das pessoas não pode compra-lo para você. Talvez você possa incluir na sua lista do papai noel um da MAC e um da Tracta. Assim se a pessoa não puder comprar o mac que você tanto quer, ela compra o tracta e você não ganha uma meia.
Afinal se você desejar e pedir produtos fora da realidade das pessoas também não vai adiantar muito né amigo?!

Você tem dicas legais para as compras de fim de ano? Deixe um comentário abaixo e ajude nossos leitores!

Kah
Post em 17/11/11 por:
25
Comentários
posts relacionados
  1. Jorgea17/11/2011 às 12:12

    oi Kah, eu fiz vários posts com o mesmo tema, Guia de compras de natal mas apenas de lojas on-line e sempre friso de comprar cedo porque já foi avisado pelos correios que as compras vão demorar, mesmo os sites já estão avisando quando tu compra, que envios para o Brasil estão levando mais tempo. Tem que lembrar também que as lojas que ficam nos EUA também passam pelo mesmo problema daqui nessa época pelo volume gigantesco de coisas no correio.

    Bjs

  2. Gabriele Pacor17/11/2011 às 12:33

    Quando eu quero que a pessoa me pergunte o que eu quero ganhar eu falo “Fala pra mim o que você quer ganhar” ai a pessoa fala “Eu quero xxxx, E VOCÊ?” rss funciona (;

  3. Silmara17/11/2011 às 12:34

    Amei as dicas!!!

    Aguardo anciosa os proximos cápitulos.rsrsrsrs

  4. Silmara17/11/2011 às 12:35

    *ansiosa

  5. Carol17/11/2011 às 12:49

    Achei muito legal o post Kah!
    Esse ano resolvi que vou comprar as coisas mais cedo e já comprei um presente pra mim lá com a Roana.
    Aquela paletinha de blushes da Nars!
    Tô encantada! hehe

    Mas enfim, acho uma opção legal pra dar de presente é uma coleção de esmaltes!
    É um presente barato e com certeza agrada as mulheres!
    Vale lembrar, claro, que a amiga pode ser alérgica a esmalte, então é bom perguntar como quem não quer nada!
    Um kit de pinceis básicos, ou até uma sapatilha da Isa! o/

    Beeijo!

    • Kah17/11/2011 às 22:54

      @Carol, Nossa Carol eu DESEJAY ela *_*
      Tá na minha wishlist!!!

      • Carol17/11/2011 às 23:11

        @Kah, Ela é incrível né?
        Achei super prática, tem iluminador, bronzer e 4 blushes DIVOS.
        Pra deixar a necessaire RYCA! HEHE

        Beeijo!

  6. Jeniffer17/11/2011 às 12:51

    adorei as dicas….

    http://www.stetica.net

    bjos

  7. Misma Almeida17/11/2011 às 13:12

    Está acontecendo um sorteio no meu blog. Se quiser participar.
    http://papofemininoetc.blogspot.com/2011/11/sorteio-papo-feminino-e-oba-fashion.html

  8. Léia de Souza17/11/2011 às 14:02

    Parabéns! Dá gosto ler seus posts*__*
    bjos, Lila

  9. Mi17/11/2011 às 14:34

    Amei as dicas!!
    bjs

  10. Adriana Prado17/11/2011 às 14:57

    Bem lembradas dicas. Obrigada! Beijo

  11. Karina17/11/2011 às 15:06

    Adorei esse tipo de post! =)
    Se me permite fazer uma sugestão para futuro post: como se organizar para comprar presentes quando a gente viaja. Aquelas famosas lembrancinhas de viagem… Eu sempre fico na maior dúvida do que é legal trazer pras pessoas!
    Quero ver os próximos post de Natal! =)
    bjs

    • Kah17/11/2011 às 22:43

      @Karina, Karina acho que as regras são as mesmas, faça uma listinha com nomes e com sugestões de presentes. Traga maquiagem ou cremes importados para as mulheres e qqer coisa pros homens! hahahaha

  12. Dani17/11/2011 às 15:14

    Ei Kah, adorei as dicas de presentes.Ainda não comecei as compras e vou aproveitar a maioria. ^.^

    Fugindo um pouco do assunto, você fez um post super detalhado sobre primers p/ sombra. Eu li, pensei e ainda não consegui chegar a decisão sobre qual comprar. É o meu primeiro primer,estou em duvida se compro o HD da nyx, ou eyeshadow base skin tone, pearl ou white, tem o do boticario tbm que são opções mais baratas e cabem no meu bolsinho.Tenho a pálpebra oleosa. As sombras que mais uso são da paleta de 120 D, de cores neutras, e muitas vezes uso preta. Queria saber se esses primers fixam tbm o delineador ou não. Será que você pode me dar uma opinião?

    • Kah17/11/2011 às 22:42

      @Dani, Dani começa pelo botica que sai mais barato que todos. Depois você passa pro HD da nyx! :D

  13. Natalia17/11/2011 às 17:30

    Esse post é de utilidade pública, e vou aproveita-lo bem…

    Fim de ano no comércio é um verdadeiro caos em todos os sentidos! Na época em que tenho de fazer compras sempre faço na última semana de novembro no máximo na 1° de dezembro (q já é bem agitado), pq assim compro o q quero com tranquilidade. =)

  14. Aline Helen17/11/2011 às 17:56

    Amei o seu post Kah! Comprar antes é uma super dica, eu mesma comprei ontem um presente que só vou dar no meio do mês que vem, mas fiz isso porque sei que o item que escolhi está super difícil de encontrar nas prateleiras, então se acabar e não houver reposição, o meu está garantido! Além disso será um gasto a menos no próximo mês…
    Aguardo ansiosa os próximos posts!

  15. Paula17/11/2011 às 19:46

    Eu já postei um guia no meu blog e ninguém me deu bola… minhas colegas vão ficar sem presente de Natal ;p eu, que sou esperta, já garanti o meu rs

    • Kah17/11/2011 às 22:23

      @Paula, HAHAHAHAH eu vou postar uma wishlist e vou TORCER para os meus amigos entrarem! Vou divulgar bastante nas redes sociais HAHAHAHAHHAHA

  16. Lucia Souza17/11/2011 às 21:13

    Kah,
    antigamente nessa época do ano ja teria comprado todos os meus presentes.
    Mas nos últimos anos tem sido “osso”.
    So mimos para a família…e somente as mulheres.
    Excelentes dicas.
    Bjs

    • Kah17/11/2011 às 22:20

      @Lucia Souza, brigada Lu!
      É então ultimamente tem faltado $ :( estou escrevendo algumas dicas de presentes baratcheeeenhos, espero que possa te ajudar lindona!
      Beijos

  17. Larissa Brum17/11/2011 às 21:51

    Gostei bastante das dicas! dá para se guiar e ter umas ideias bem legais!
    um beijo

  18. Fernanda18/11/2011 às 11:00

    Nossa sem duvidas você é a melhor blogueira que eu já vi!
    Eu costumo sempre abandonar os blogs que começo a acompanhar, porque as blogueiras passam a postar menos com o tempo, e eu tenho sede de novidades. Mas você sempre mantem o ritmo. E sempre cria posts incríveis e diferentes.
    Adoro suas “Mini series” de posts, tipo o “Montando o seu Cantinho de Maquiagem” ! Esse de Natal vai ser sucesso com certeza! Já gostei do primeiro e abriu meus olhos. Eu sempre deixo pra ultima hora!!
    Gosto das dicas Geek. E das suas Makes, que são diferentes umas das outras, enquanto outras blogueiras só mudam a cor, mas sempre fazem igual!
    Continue assim e você vai conseguir cada vez mais fãs!!
    Beijos

  19. Daiana Marcelino18/11/2011 às 17:44

    Perfeito esse post!
    essas dicas dão um “norte” pra quem(eu) costuma se perder
    em compras de fim de ano!
    Adorei!
    e que venha os próximos posts ;)

Envie seu comentário!

Todos os comentários aguardam moderação.
Que colocar foto nos seus comentários? Clique aqui!